Qual é a diferença de um projeto arquitetônico e um projeto estrutural?

123 Projetei

29 de março de 2022

Você sabia que existe uma diferença entre um projeto arquitetônico e um projeto estrutural? Entenda qual é essa diferença!

Quando se trata de uma construção, o mais ideal e indicado é contratar profissionais especializados nas áreas de Arquitetura e Engenharia Civil para realizar um projeto.

Entretanto, existem dois tipos de projetos, o arquitetônico e o estrutural, que podem gerar uma certa confusão ao iniciar uma obra. Porém, existem objetivos diferentes para cada tipo de projeto.

Entenda quais são as diferenças entre um projeto arquitetônico e um projeto estrutural.

Projeto Arquitetônico

Samir Yazbek é um dos mais importantes dramaturgos brasileiros da atualidade. Ganhador dos prêmios Shell e APCA, foi o primeiro autor brasileiro a estrear uma peça no prestigiado National Theatre, de Londres. Já publicou (e/ou encenou) seus textos na Bolívia, Cuba, Inglaterra, México, Polônia e Portugal. Tem ministrado oficinas de dramaturgia no Brasil e no exterior. Realizou conferências em Cádiz (Espanha), Londres (Inglaterra), Minnesota (EUA) e Moscou (Rússia). É um dos coordenadores da Pós-graduação em Dramaturgia do Célia Helena.

Ao começar a pensar numa obra, o projeto arquitetônico é o primeiro a ser pensado e elaborado pelo Arquiteto, que tem como missão criar um espaço original e adequado para determinadas especificações.

Este projeto serve como uma representação do que será colocado em prática, como a materialização da ideia e do espaço que foi imaginado. A partir dele, o Arquiteto irá estudar e desenvolver a melhor maneira de resolver todas as questões envolvidas no processo de elaboração do espaço e sua funcionalidade.

Além disso, o projeto prevê possíveis problemas que podem ocorrer futuramente, na hora da execução, garantindo assim, que a obra saia conforme planejada.

No projeto arquitetônico existem alguns itens essenciais que o constituem, como a planta baixa, plantas de cobertura, implantação, layout gráfico, cortes e elevações superiores.

Dessa maneira, são previamente pensados os detalhes que envolvem a acústica, conforto térmico e a ventilação. De forma que o terreno disponível seja utilizado da melhor maneira possível, sempre baseado no que foi solicitado pelo cliente, atendendo tudo aquilo que deseja e espera.

Projeto estrutural

Já o projeto estrutural, é um projeto complementar ao arquitetônico, realizado por um Engenheiro civil, visando pensar no detalhamento e dimensionamento dos elementos estruturais, como pilares, vigas e lajes. 

Esse projeto é extremamente importante para que a obra aconteça dentro dos rigores técnicos exigidos pelas normas regulamentadoras e para que não ocorra nenhum problema que apresente riscos na estrutura da construção.

Além disso, possibilita um maior detalhamento da quantidade de material que será necessário para as etapas da construção, evitando desperdícios ou gastos desnecessários. Buscando assim, otimizar o tempo e os recursos disponíveis para tal obra.

Agora que você entendeu a diferença, é só obter seu projeto com a 123Projetei!

Equipe 123Projetei

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.