• Post published:Junho 25, 2019
  • Post category:Artigos
  • Post author:

Escrevemos mais um artigo para ajudar quem está pensando em construir e ainda tem algumas dúvidas e/ou indecisões quanto aos cômodos que vão fazer parte do seu projeto dos sonhos! Dessa vez, vamos abordar sobre sacada, varanda e terraço, mostrando imagens e vídeos para você se inspirar e aprender as diferenças entre essas três possibilidades de áreas de lazer para a sua futura residência.

Para te ajudar a decidir e sonhar mais um pouquinho com o resultado final da sua construção, também vamos trazer modelos de sacadas, varandas e terraços dos nossos próprios projetos, com o link direto para o nosso site e-commerce. Estejam prontos para apreciar e querer morar em cada projeto lindo elaborado pela nossa talentosa equipe!

Não perca essa oportunidade, baixe o catálogo agora mesmo!

1. SACADA

A sacada é uma área de lazer projetada para o exterior da estrutura da residência, ela é encontrada com maior frequência em sobrados e apartamentos, mas também pode ser uma opção arquitetônica para casas térreas, principalmente, para construções elevadas, aquelas que apresentam o seu pavimento com maior elevação do chão, ou seja, a sua base não fica diretamente encostada no solo, como, por exemplo, as casas com pilotis

As aberturas de passagem entre os cômodos podem ser portas ou até mesmo janelas, neste último caso elas devem apresentar uma estrutura maior para facilitar a passagem. No vídeo abaixo, referente ao projeto 359, as janelas de correr foram escolhidas como aberturas para os dois dormitórios que tem acesso para a sacada frontal.

A sacada não necessariamente precisa estar localizada na parte frontal da residência, é possível construí-la nas laterais e até mesmo nos fundos, como na imagem do projeto 265, logo abaixo. No momento de decidir qual a melhor localização para a sacada, diversos fatores podem ser levados em conta, mas de antemão já é importante refletir a respeito de dois pontos:

  • A comodidade desejada pelos moradores; e
  • A funcionalidade que terá o espaço.

Por exemplo, os moradores podem desejar somente ter um quarto ou uma sala com acesso para a sacada por lazer, para ter um espaço confortável para ler um livro e apreciar um fim de tarde. Ou então, a sacada vai ter uma determinada funcionalidade, servindo como um espaço para secar roupas ao ar livre ou para uma possível área gourmet, desse modo a posição da sacada deve ser melhor planejada.

second-image

Logo abaixo, o projeto 257 se destaca como um belo exemplo de como as sacadas podem ser projetadas para diferentes lados da residência e de como elas também podem apresentar diversos tamanhos, tanto de largura quanto de comprimento. Sendo mais um motivo para o morador avaliar bem as necessidades quanto a sacada.

Principalmente, porque se for optado por uma sacada como um espaço confortável para lazer, com sofás, mesas e redes, ela deverá possuir uma metragem maior, ou então, se for um espaço somente para colaborar com a iluminação e ventilação da casa, para apreciar a vista e respirar ao ar livre, poderá ter uma estrutura mais estreita. Vale destacar também que caso seja optado por colocar móveis na sacada, a cobertura do espaço se torna ainda mais necessária.

first-image

 2. VARANDA

O projeto 166, além de possuir sacada frontal, também tem a área do nosso próximo tópico, a varanda.

Como você pode perceber nas imagens abaixo, a varanda é uma área livre e aberta, de fácil locomoção, acesso e integração entre os espaços da residência. A varanda, assim como a sacada, também pode estar localizada em diferentes pontos da casa, como junto a fachada, nas laterais ou nos fundos, podendo ser mais integrada a estrutura principal da casa ou de forma mais saliente ao projeto.

destaque (1)
second-image (5)

As varandas com espaços maiores abrem mais possibilidades de decoração e funcionalidade, por exemplo, é possível ter uma rica área gourmet junto a varanda do seu projeto, com churrasqueira, balcão e mesas. Colocar uma piscina próxima da varanda também é uma alternativa muito optada pelos nossos clientes.

Ao contrário das sacadas que costumam estar ligadas a quartos ou salas privativas, a varanda costuma ter acesso a cozinha, sala de jantar ou sala de estar dos projetos, principalmente quando está localizada no andar térreo. A exemplo do projeto 263 da imagem abaixo, que possui aberturas entre a varanda e a sala de estar, cozinha e a área gourmet, além de também ter espaço para um carro.

second-image (3)

No caso do projeto 166, a varanda está localizada de forma mais saliente a residência, coberta por um lindo pergolado de vidro e sendo um espaço de descanso. Já no projeto 263, a varanda está incluída na estrutura principal da casa e se apresenta também como um espaço de descanso e possíveis refeições ao ar livre. No exemplo do projeto 259, a varanda circunda a residência, oferecendo também um ar romântico a casa, como você pode conferir no vídeo abaixo:

Ficou em dúvida se no segundo pavimento é sacada ou varanda? Lembre-se, a sacada é projetada para o exterior da residência. Já a varanda, mesmo que no segundo andar, vai estar integrada a estrutura principal da casa, como no projeto 122 abaixo.

first-image (2)

3. TERRAÇO

No nosso último tópico, vamos abordar sobre o terraço!

O terraço pode estar presente tanto em casas, sobrados ou apartamentos, ele é uma área externa localizada na parte de cima das residências. Assim como as varandas, ele apresenta uma diversidade de opções de decoração e funcionalidade, podendo servir como um espaço para a área gourmet ou até mesmo para ter uma piscina, dependendo da capacidade da construção.

O projeto 197 é um ótimo exemplo da potencialidade desses espaços, pois ele apresenta muitas dessas alternativas. O seu terraço de 41,58 m² possui uma área gourmet, uma banheira de hidromassagem e um cantinho com um pergolado também! Dessa forma, o terraço se torna é ideal para terrenos estreitos porque ele oferece mais uma área espaçosa para a sua residência.

destaque (2)
Terraço

A decoração dos espaços vai de acordo com o gosto dos moradores, pode se optar pelo rústico, com tijolos aparentes ou pelo clean, com poucos móveis, entre outros estilos. O importante é atender a sua necessidade e a de sua família, fazendo com que esses espaços sejam mais uma extensão do seu lar e uma alternativa de conforto, privacidade ou lazer na sua própria residência.

Gostou do nosso artigo sobre sacadas, varandas e terraços? Compartilhe com os seus amigos clicando nos botões abaixo! 

Quer entrar em contato com a gente? Você pode mandar uma mensagem pra gente aqui pelo site (só ir na página “contato” no menu) ou então, deixar um comentário que vamos te responder em seguida também. Ainda temos o nosso número 0800 008 0870 (aceitamos ligações por celular) ou o atendimento via WhatsApp (53) 98163-7462.

Share on facebook
Share on google
Share on pinterest
Share on whatsapp

Rafaela

Graduanda em Engenharia Civil Empresarial pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG) e membro do Diretório Acadêmico do curso. Ela é natural de São Paulo/SP, atualmente cria conteúdos para a 123Projetei e é fã de carteirinha de Friends e The Beatles!

Deixe uma resposta