Em dúvida sobre o layout da sua sala de estar? Siga as dicas contidas neste artigo!

Ao longo desses anos, a 123Projetei já se deparou com dezenas de perfis de clientes. Cada perfil é interessado em um assunto específico. Por exemplo, temos o cliente que é mais técnico e ama saber detalhes da estrutura do projeto.

Temos o cliente prático, que aceita todas as recomendações que nossa equipe de projetistas sugere. Temos o cliente visual, que se interessa demais pelo acabamento e decoração da casa.

Esse artigo é especialmente dedicado ao cliente visual! Aqui, vamos te ajudar com dicas para o cômodo mais acessado da casa: a sala de estar.

Se você é um cliente visual, que se preocupa com o resultado da casa e quer um design perfeito para todos os ambientes, provavelmente deve ter uma pasta enorme no Pinterest dedicada à sala de estar com várias inspirações e disposições de móveis diferentes.

Se você continua com muitas dúvidas, calma! Nada está perdido, seguindo as dicas deste artigo, nós vamos chegar em um resultado bem interessante pro layout da sua sala de estar!

TAMANHO DA SALA DE ESTAR

Para definir o layout que seja mais adequado ao seu projeto, primeiramente precisamos analisar as medidas. Afinal, é a partir do tamanho da sala de estar que vamos conseguir encaixar os móveis, definir as quantidades de itens, saber a melhor posição, e afins.

Nesta etapa inicial, fique atento para todas as medidas. Não somente para o perímetro da sala. Tudo será importante para a definição do layout: a altura e largura das paredes, altura e largura das portas e janelas e o vão de abertura da porta e sua posição.

Também é importante ter em mente a localização de tomadas e interruptores, para não colocar nenhum móvel tampando cada um deles.

Em salas pequenas, principalmente de apartamentos, a TV acaba tendo um lugar específico para ser instalada, devido a pouca área de paredes disponíveis. Nesse caso, o restante dos móveis e itens decorativos precisarão ficar de acordo com essa instalação.

Em ambientes maiores, temos mais liberdade. Podemos escolher mais de um layout. E nada te impede de realmente mudar a posição de tudo depois de alguns anos para dar aquela renovada em casa. O interessante é ficar por dentro das possibilidades.

INCIDÊNCIA SOLAR

A iluminação da sua sala de estar é outro ponto muito importante e que merece atenção! A incidência solar pode atrapalhar no lazer de quem está assistindo TV e pode prejudicar os móveis, quando muito expostos.

Não queremos causar danos nos estofados antes do tempo previsto. Por isso, procure utilizar uma persiana ou cortina sempre.

Buscar uma solução que conte com entrada de luz natural é a principal forma de iluminar o ambiente e economizar na conta de energia. No entanto, precisamos conservar os móveis, que não são baratos.

Para quem conta com um ambiente mais escuro, considere utilizar uma luminária durante o dia. Mas é melhor evitar a iluminação com lâmpadas fluorescentes, principalmente em ambientes pequenos. Em vez disso, escolha lâmpadas com uma aparência natural, com tons mais quentes.

CIRCULAÇÃO NA SALA DE ESTAR

Além do tamanho do cômodo, a sala deve ter um espaço reservado para circulação livre das pessoas, de maneira confortável e sem tropeços pelo caminho. Portanto, para uma circulação confortável recomendamos:⠀

1) Entre o sofá/poltronas e as mesas, uma distância máxima de 60cm. É mais ou menos o quanto a média das pessoas adultas consegue alcançar um objeto sobre a mesa sem desconforto.

2) O comprimento da mesa deve ser tal que no mínimo, “sobrem” 50 cm de sofá de cada lado. Não considere o braço do sofá, mas somente a área de assento.

3) A largura da mesa depende do quanto você tem de espaço para circulação. O espaço livre mínimo é 60cm. O ideal é 80 cm.

TIPOS DE LAYOUT

“Qual é a melhor posição para a TV? Vou ter mesa de centro? Quantos sofás? Será que poltrona é melhor?” se você já se fez alguma dessas perguntas saiba que: tudo isso vai depender, basicamente, de dois fatores: o tamanho da sua sala e seu estilo.

Enquanto uns encontram o conforto e a perfeição na simetria, outros gostam mesmo é de um estilo bem despojado. O que funciona para uma pessoa não vai necessariamente funcionar para outra.

Uma dica é geral: opte pelo uso de móveis que agreguem beleza e funcionalidade ao ambiente, e que acima de tudo deixem espaço para outros itens de decoração, como quadros, vasos, tapetes, almofadas e muito mais.

layout sala de estar

SALA CLÁSSICA

Layout clássico: 1 sofá de frente pra TV e uma mesinha de centro entre eles. A maioria das casas brasileiras possuem esse arranjo. No entanto, ele não é recomendado para ambientes mais estreitos. Por um motivo óbvio: a distância entre sofá e TV.

Existem distâncias mínimas e máximas recomendadas entre a TV e o telespectador. Para termos uma ergonomia no ambiente e evitarmos dores de cabeça ou problemas visuais aos moradores.

Em suma, a regra é simples: multiplique a medida do aparelho em centímetros por 2,5. Por exemplo: para uma tela de 42 polegadas (107 cm), devemos fazer 107 x 2,5 = 267,5. Como resultado, a distância ideal da tela deve ser de 2,67 m.

SALA ASSIMÉTRICA

Esse layout costuma pertencer aos cômodos menores, que basicamente são formulados na teoria: encaixar o que dá. Mas que fique claro: isso não é motivo para termos um ambiente de design ruim.

Pelo contrário, o design em cômodos menores se faz ainda mais necessário para que o espaço seja mais bem aproveitado.

Nos cômodos menores é recomendado que layout dos móveis comece pelo maior deles, que costuma ser o sofá. Em seguida, os outros móveis se encaixam de acordo o seu gosto, obedecendo sempre sua limitação espacial.

Veja se há espaço para suas poltronas, mesinha de centro, mesinhas laterais, etc.

Se trocar seu mobiliário não é uma opção futura, começar pelo limitador de espaço parece ser uma das soluções mais viáveis. É muito mais fácil você mudar o ponto da TV de lugar do que colocar o seu sofá onde ele não cabe.

No exemplo abaixo, temos o projeto #110. O ambiente não é amplo e o móvel maior – sofá de canto – foi posicionado no único canto favorável. O restante da mobília foi se tornando o seu complemento.

SALA MINIMALISTA

Uma sala minimalista com poucos móveis pode? Claro!

Tudo vai depender do gosto e das necessidades do cliente. Mesmo que você tenha um espaço amplo, não tem por que lotá-lo com móveis que não serão utilizados. O conceito minimalista pode ser empregado e o resultado será satisfatório e moderno.

Muitas famílias não assistem TV. Se é o caso da sua, o layout da sala de estar não precisa ser voltado para uma tela. Você pode explorar outras maneiras de fazer essa composição e valorizar a decoração do ambiente.

Neste artigo você conferiu dicas para o layout da sua sala de estar. Esperamos as informações contidas aqui te ajudem a criar ambientes funcionais e bem bonitos!

Qualquer dúvida a respeito do design da sua sala, entre em contato com a 123Projetei. Nossos profissionais em design de interiores então a disposição para ajuda-lo nessa etapa do projeto.

 

Monise Melo

Criadora de conteúdo e responsável pelas Mídias Sociais da 123Projetei. Graduanda de Engenharia pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG).

Deixe uma resposta

This Post Has One Comment