Olá, tudo bom? Aqui é o Lucas, Marketeer da 123Projetei, e hoje vou trazer um tópico importantíssimo para você que vai construir a sua casa e está preocupado com a segurança dela!

Uma das grandes preocupações de qualquer família é a segurança de sua família, por isso, vou escrever um artigo para você ficar fera em métodos de segurança para a sua casa dos sonhos!

Antes de sabermos alguns métodos, é necessário entender os tipos de segurança, vamos lá?

SEGURANÇA DA CASA

Envolve a parte de proteção de grades, cercas e muros, podemos dizer que faz a composição da proteção “física” da residência.

É quase unânime a preferência por não optar pelas grades e cercas e escolher os muros, que podem ser um grande complemento ou até a principal parte da fachada!

Olha só esses projetos com muros e grades incríveis!

SISTEMAS DE SEGURANÇA

Dado o grande avanço da tecnologia e a tendência de integração, hoje em dia temos kit’s completos de segurança, o conjunto padrão de sensores, cercas elétricas e central de alarme com ligação ao dono da casa e/ou viatura de segurança da asseguradora.

O mais comum é adaptar o sistema de segurança após a construção da casa, mas também pode ser pensando juntamente ao projeto como ficariam as cercas, posições de sensores para maior abrangência, iluminação para os sensores e mais outros pequenos detalhes que acabam interferindo na funcionalidade do sistema ao todo.

Vale lembrar que existem vários tipos de sensores de presença e quanto mais sofisticados, mais caros e mais difíceis de ajustar eles são, por isso, eu, Lucas, pessoalmente, recomendo a utilização de um sensor comum… Ninguém quer um alarme disparando por causa de um pássaro, não é mesmo? Hahaha

Além dos sensores de presença, há também outros tipos, alguns deles são: toque, pressão, calor, onda de rádio e um bem interessante, o botão de pânico!

O botão do pânico é um dispositivo, atrelado ao sistema de alarme, que dispara um alarme silencioso em caso de emergência. No caso da casa ser invadida, por exemplo, ao acionar o botão do pânico o morador irá disparar um alarme para que a empresa de monitoramento seja acionada sobre o problema.

Geralmente esse botão fica em um local mais escondido para que somente o morador saiba onde está. Existe também a opção de botões móveis, do tamanho de um chaveiro que podem ficar no bolso ou dentro do carro. O acionamento deve ser feito de maneira mais discreta para garantir a segurança do morador ao apertar.

SEGURANÇA NA CONSTRUÇÃO

Na hora de projetar sua casa, também devemos pensar em formas de segurança para o projeto, como o muro!

O muro é uma alternativa de segurança histórica da nossa vida em sociedade e muitas vezes a mais eficaz para a proteção. Podendo eles serem feitos de várias formas, algumas delas são: vidros, grades metálicas e alvenaria.

O muro é projetado conforme as normas de construção da sua região, devendo obedecer as normas de recuo, tamanho e visibilidade dos registros.

Sabia que nós já fizemos DOIS projetos SÓ do muro? Sim, nossos clientes realizaram os projetos apenas do muro da sua casa, porque eles sabem que a 123Projetei tem excelência em todas as partes do projeto!

Confira os projetos de muros:

Anterior
Next

SEGURANÇA INTERNA

Além da segurança dos seus bens, feitos pela combinação dos tópicos anteriores, deve-se pensar também na proteção interna da sua residência! Seja para crianças, idosos ou pessoas com deficiência física, a segurança interna é de extrema importância e vou te contar agora como manter sua casa prevenida contra acidentes internos.

Mas antes de começar, você já sabia que temos um artigo sobre acessibilidade no projeto? Nele abordamos os principais prontos para fazer seu projeto acessível para as pessoas com algum tipo de deficiência, vale muito a pena ler!

E sobre a proteção para as crianças, temos algumas formas de prevenir que seu filho ou filha, se envolva em um acidente dentro de casa, algumas delas são:

  • Evitar degraus na hora de planejar a construção ou colocar grades de proteção nas entradas das escadas;
  • Em sobrados, alocar quartos e banheiro no térreo;
  • Tampinhas nas tomadas ou colocá-las em uma posição mais alta, por conta do risco das crianças quando estão engatinhando brincarem no local;
  • Proteger os cantos dos móveis com silicone para evitar impactos com quinas;
  • Tenha grades de proteção em varandas, janelas e sacadas;
  • Pisos antiderrapantes;
  • Proteção para piscinas.

Também existem outras formas de ficar de olho no seu pequeno(a), como: babá eletrônica, berços com grades altas, entre outros métodos. 

O importante é preparar a casa para seus filhos, não seus filhos para sua casa!

Fique ligado!

Nosso blog disponibiliza inúmeros posts sobre pontos decisivos na sua obra, como manuais e eBooks gratuitos, além de disponibilizar artigos sobre decoração e pequenas ações que influenciam na sua residência (ou empreendimento).

Com atenção,

Lucas Souza.

matheus.chinaglia

Matheus Chinaglia é Engenheiro Civil e CEO 123Projetei.

Deixe uma resposta

This Post Has 3 Comments

  1. Ester

    Meu terreno é estreito, 5×9 seria o espaço da casa, o terreno é 5x 15

    1. Lucas

      Olá Ester, parabéns pela conquista!
      Vou deixar aqui o contato para a nossa equipe de vendas, para você nos contar um pouco mais sobre a sua casa dos sonhos!
      (53) 98163-7462
      Abraços.