Tendência de minicasas no Brasil, conheça mais sobre essa novidade!

123 Projetei

15 de março de 2022

As minicasas no Brasil têm se tornado cada vez mais populares. A tendência que veio dos Estados Unidos, traz a proposta de um lar compacto, com os principais ambientes de uma casa numa proposta de estilo de vida mais simples, sustentável e com menor custo.

Desde a crise financeira em 2008, muitos americanos tiveram que readaptar seu estilo de vida e buscar um novo formato de vida, adequando suas moradias às necessidades do momento e deixando de lado o padrão de casas enormes com grandes cômodos, encontrando nas também conhecidas por “tiny houses” uma boa opção.

Mesmo não sendo ainda tão comuns no Brasil e mais destinadas a locais de descanso, como no campo ou praia, esse modelo de habitação vem sendo cada vez mais explorado, podendo se tornar uma alternativa para o dilema do crescimento acelerado da população e a falta de moradia. 

Desta forma, as minicasas seriam uma opção para a construção de mais casas, possibilitando a oportunidade de um lar para mais pessoas.

minicasas no Brasil

As construções

As construções variam de 16 até 25 metros quadrados e os modelos mais comuns são feitos com container. Por ser um material mais prático e possuir pouca mão de obra, gera um menor gasto e também leva menos tempo de construção, podendo ser finalizada, em média, em 30 dias, fator que chama bastante atenção devido ao custo benefício.

Custo benefício

Atrelado ao melhor custo benefício está o preço desse tipo de moradia que, já pronta, custa em torno de 60 mil reais, atraindo ainda mais os olhares dos compradores, devido ao baixo custo de produção.

Não há necessidade de grandes investimentos e nem de uma mão de obra complexa, já que o custo é bem reduzido. Os materiais são mais econômicos e reduzem o impacto ambiental, atendendo todas as necessidades de uma casa confortável.

Estilo de vida

As minicasas carregam consigo um estilo de vida mais simples e sustentável, com uma proposta minimalista. Um ambiente adaptável e aconchegante que garante uma estrutura ideal principalmente para quem pretende morar sozinho ou a dois. 

Esse novo conceito de simplicidade e modernidade é o que tem chamado a atenção, especialmente de quem procura um estilo de vida alternativo, atendendo todas as expectativas de um lar confortável e econômico.

minicasas no Brasil

Minicasas itinerantes

Uma outra opção são as minicasas móveis, ou seja, podem se locomover e  lembram os trailers norte-americanos. Elas possuem somente 29 metros quadrados e são produzidas com metal e madeira por fora.

Por se tratarem de casas que podem ficar em movimento, percorrendo ventos de até 120 km por hora nas estradas, os materiais utilizados são bem resistentes, até mais do que uma casa estática.

Assim como as minicasas estáticas convencionais, as itinerantes são compostas por cozinha, banheiro, sala e até dois quartos e além disso traz a vantagem de poder ser transportada a outros destinos.

Equipe 123Projetei

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.