• Post published:Maio 23, 2019
  • Post category:Artigos
  • Post author:

Você está com a maior intenção de construir, já imaginou como vai ser a fachada, quantos quartos e banheiros, mas não tem a menor ideia de como fazer isso tendo um terreno inclinado? Nós pensamos em escrever esse artigo porque muitas pessoas nos procuram com essa mesma dúvida e ter um projeto se torna ainda mais ideal para obras em terreno em declive ou aclive. Já que é preferível construir com a maior certeza que tudo dará certo do que acabar tendo problemas durante ou após a casa ficar pronta, por exemplo, você pode começar a se deparar com rachaduras pela casa, ocasionadas pela movimentação do terreno.

Confira as opções para construir em cima de um terreno com desnível:

1. CONSTRUÇÃO EM BALANÇO OU SOBRE PILOTIS

Dentre as vantagens de construir em balanço ou sobre pilotis é que não se tem a necessidade de fazer cortes ou aterros no seu terreno, assim é possível manter o estilo natural da área. Com essa opção o seu projeto vai ser construído sob pilares ou colunas! Normalmente, essas estruturas são feitas de concreto armado para sustentar o pavimento acima. Construindo com pilotis e tendo um projeto bem elaborado, você ainda ganha mais um ambiente! Por exemplo, você pode ter uma adega embaixo da sua casa ou uma área coberta de convivência.

Já as desvantagens são as possíveis dificuldades em relação ao acesso. Além disso, como a estrutura é um pouco mais complexa, ela pode custar um pouco mais caro, mas isso depende do seu tipo de terreno e da casa que você quer fazer, do projeto que será utilizado, entre outros fatores.

O CEO da 123Projetei gravou um vídeo falando sobre pilotis, então aproveita para conferir e ver alguns dos modelos e casos que foram destacados por ele:

2. CONSTRUÇÃO ACOMPANHANDO O TERRENO

Optando por fazer uma construção acompanhando o terreno vai ser necessário fazer somente pequenos volumes de cortes na área, tendo também o acesso direto a todos os níveis.

O que pode ser visto como desvantagem num projeto assim é a circulação interna com escadas e/ou rampas, por isso também é importante ter um projeto do seu gosto.

Confira três dos nossos projetos que foram elaborados para terrenos com desnível:

3. MOVIMENTAÇÃO NO SOLO

Por último, existe a opção de fazer a movimentação no solo, possibilitando mais facilidade de acesso e a ampliação da área externa.

Por outro lado, se tiver que ser feito um volume grande de corte e aterro no terreno, pode gerar um custo maior do que o seu orçamento previa. Sendo necessário também fazer obras de contenção e ainda há o risco de instabilidade posteriormente.

Com as três maneiras de construir em cima de um terreno com desnível é possível ter ventilação e iluminação, mas claro que isso depende da intenção e da qualidade do seu projeto!

Quer construir com toda a segurança em cima de um terreno com desnível? Então, entra em contato com os nossos consultores e vamos te mostrar nossos melhores projetos para esse tipo de terreno, você também pode personalizar um projeto para que ele seja único pra você! O atendimento é gratuito tanto por ligação, WhatsApp ou email.

Como entrar em contato? Você pode mandar uma mensagem pra gente aqui pelo site (só ir na página “contato” no menu) ou então, deixar um comentário que vamos te responder em seguida também. Ainda temos o nosso número 0800 008 0870 ou o atendimento via WhatsApp (53) 98163-7462.

Share on facebook
Share on google
Share on pinterest
Share on whatsapp

Rafaela

Graduanda em Engenharia Civil Empresarial pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG) e membro do Diretório Acadêmico do curso. Ela é natural de São Paulo/SP, atualmente cria conteúdos para a 123Projetei e é fã de carteirinha de Friends e The Beatles!

Deixe uma resposta