Qual tipo de pé-direito tem na sua casa dos sonhos? Ele é o mais recomendado para o seu terreno?
Há vários tipos de pé-direito para escolher na hora de fazer o seu projeto, mas é importante que esta escolha vá além da preferência, levando em consideração diversos outros fatores, como entrada de luz, região e manutenção, para que a sua casa se torne, realmente, um lar.
Pensando nisso, a 123Projetei preparou um conteúdo especial sobre isso para você saber os prós e contras de todos os tipos e, assim, escolher o melhor para o seu projeto.
O QUE É PÉ-DIREITO?
Pé-direito é a distância entre o chão e o teto de uma construção, ou seja, a altura da parede, que se classifica em quatro categorias: baixo, padrão, alto e duplo.
PÉ-DIREITO BAIXO
Paredes com pé-direito baixo possuem menos que 2,5 metros e não são recomendadas para quartos de uso contínuo, pois causam sensação de espaço fechado e confinamento, logo, são contraindicados para cômodos comuns em construções, como sala, cozinha, entre outros.
Ele é muito usado quando se quer aproveitar espaços de um terreno e, também, no momento que há a necessidade de uma despensa ou sótão, por exemplo.
A 123Projetei já criou diversos projetos que possuem ambientes com altura menor que 2,5 metros, incluindo o Projeto 689, onde foi aproveitado o declive do terreno para a construção de uma garagem.
PÉ-DIREITO PADRÃO
Quando a parede possui a altura entre 2,5 e 2,8 metros, é considerada do tipo padrão, sendo importante lembrar que a distância mínima recomendada para imóveis é de 2,7 metros. Também é o mais tradicional e, por esse motivo, possui diversas vantagens em relação à pés-direitos mais altos, como a sensação de ambiente aconchegante e menor custo de obra e manutenção. Outro fator importante é que essa categoria é mais indicada para regiões frias, visto que, cômodos desse tipo tendem a ser mais quentes.
Muito utilizado em casas térreas, essa categoria varia entre 3 e 5 metros e é considerada o nível intermediário entre os tipos padrão e duplo, por causa disso, ele possui vantagens dos dois tipos, sendo uma boa pedida para quem busca maior ventilação, volumetria da fachada, entrada de luz e um diferencial em sua construção, por um preço mais acessível.
No entanto, quem deseja esse tipo arquitetura precisa estar ciente de que haverá a personalização das esquadrias e, assim, um gasto mais alto na execução.