Qual tipo de pé-direito tem na sua casa dos sonhos? Ele é o mais recomendado para o seu terreno?

Há vários tipos de pé-direito para escolher na hora de fazer o seu projeto, mas é importante que esta escolha vá além da preferência, levando em consideração diversos outros fatores, como entrada de luz, região e manutenção, para que a sua casa se torne, realmente, um lar.

Pensando nisso, a 123Projetei preparou um conteúdo especial sobre isso para você saber os prós e contras de todos os tipos e, assim, escolher o melhor para o seu projeto.

 O QUE É PÉ-DIREITO?

Pé-direito é a distância entre o chão e o teto de uma construção, ou seja, a altura da parede, que se classifica em quatro categorias: baixo, padrão, alto e duplo.

PÉ-DIREITO BAIXO

Paredes com pé-direito baixo possuem menos que 2,5 metros e não são recomendadas para quartos de uso contínuo, pois causam sensação de espaço fechado e confinamento, logo, são contraindicados para cômodos comuns em construções, como sala, cozinha, entre outros.

Ele é muito usado quando se quer aproveitar espaços de um terreno e, também, no momento que há a necessidade de uma despensa ou sótão, por exemplo.

A 123Projetei já criou diversos projetos que possuem ambientes com altura menor que 2,5 metros, incluindo o Projeto 689, onde foi aproveitado o declive do terreno para a construção de uma garagem.

Projeto criado pela 123Projetei com pé-direito baixo

PÉ-DIREITO PADRÃO

Quando a parede possui a altura entre 2,5 e 2,8 metros, é considerada do tipo padrão, sendo importante lembrar que a distância mínima recomendada para imóveis é de 2,7 metros. Também é o mais tradicional e, por esse motivo, possui diversas vantagens em relação à pés-direitos mais altos, como a sensação de ambiente aconchegante e menor custo de obra e manutenção. Outro fator importante é que essa categoria é mais indicada para regiões frias, visto que, cômodos desse tipo tendem a ser mais quentes. 

Projeto criado pela 123Projetei com pé-direito padrão

 PÉ-DIREITO ALTO

Muito utilizado em casas térreas, essa categoria varia entre 3 e 5 metros e é considerada o nível intermediário entre os tipos padrão e duplo, por causa disso, ele possui vantagens dos dois tipos, sendo uma boa pedida para quem busca maior ventilação, volumetria da fachada, entrada de luz e um diferencial em sua construção, por um preço mais acessível.

No entanto, quem deseja esse tipo arquitetura precisa estar ciente de que haverá a personalização das esquadrias e, assim, um gasto mais alto na execução. 

Projeto criado pela 123Projetei com pé-direito alto

 PÉ-DIREITO DUPLO

Um pé-direito é considerado duplo quando possui altura maior que 5 metros, sendo uma inovação da arquitetura moderna que vem ganhando cada vez mais espaço no mercado pelo seu diferencial, imponência, volumetria distinta da fachada, entre outros aspectos que você pode conferir no nosso artigo sobre pé-direito duplo. 
 
Mesmo com tantos aspectos positivos, esse tipo também possui algumas desvantagens, como a necessidade de um melhor nível de acabamento, estrutura mais complexa e maior manutenção que, consequentemente, geram um custo mais elevado. Além disso, é contraindicado para regiões com temperaturas mais amenas, pois esse tipo de pé-direito tende a criar um ambiente mais frio. 
Projeto criado pela 123Projetei com pé-direito duplo

É importante relembrar que o pé-direito faz toda diferença em um imóvel e que todos os tipos possuem vantagens e desvantagens, logo, vale analisar todos esses fatores junto ao criador do seu projeto para escolher o melhor para a sua construção.


Disponibilizamos no nosso site diversos projetos com todos os tipos de pé-direito para você se inspirar.

Gostou das informações que a 123Projetei trouxe sobre pé-direito para você?

Entre em contato conosco para saber mais sobre esse assunto, vamos escolher juntos a melhor opção e acrescenta-lo ao seu projeto para tornar a casa dos seus sonhos ainda mais incrível!

WhatsApp

Envie para (53) 98163-7462

Telefone

Por telefone ou celular: 0800 008 0870

Chat

Fale com a nossa equipe

Deixe uma resposta