• Post published:Abril 1, 2020
  • Post category:Artigos
  • Post author:

Sem dúvidas, o tijolo é um dos materiais mais utilizados na construção civil, juntamente com o cimento, a brita, a areia, e por aí vai… Com uma grande variedade, ele se apresenta de diversas formas, com diferentes materiais, formas e características, que definem a segurança e o estilo do projeto como um todo. Quando se vai realizar uma construção, é de extrema importância que você conheça cada tipo, afim de criar ambientes únicos e com uma estrutura sólida e segura que a sua casa ou empreendimento merece. Afinal, uma má escolha em relação ao tijolo pode comprometer toda a sua construção e te deixar com grandes prejuízos.

Vale lembrar que a opinião que mais deve ser levada em conta no momento de escolha do material, deve ser a do seu engenheiro e seu pedreiro, que possuem técnica o suficiente para saber a melhor opção para o seu projeto, unindo eficiência com custo benefício. Outros fatores que devem ser levados em consideração são: orçamento, resistência do material, clima do local da construção, resistência térmica e, principalmente, quais são as suas necessidades para a casa dos sonhos. Ao analisar o custo, não considere apenas o valor do tijolo em consideração, mas sim o valor final das paredes. Ou seja, ao usar um tijolo de baixo custo/qualidade, provavelmente você gastará mais em argamassa de assentamento e revestimento, ou até mesmo precisar realizar futuras correções de imperfeições, que te darão um valor final muito maior do que o que você teria ao investir em um material de maior qualidade.

Então sem mais enrolações, à seguir você verá cada tipo existente, assim como suas características, finalidades e indicações.

TIJOLO CERÂMICO

Sendo um dos modelos mais comuns e utilizados nas construções brasileiras e tratando de um material com o custo relativamente baixo devido à abundância de matéria-prima, o tijolo cerâmico é produzido basicamente a partir da queima da argila e a sua cor pode variar, assim como também varia as suas medidas e o tamanho dos furos. Dentre as suas vantagens, estão: facilidade em ser encontrado, oferece um bom conforto térmico, absorve pouca água, é fácil de ser transportado.

fourth-image

Entre as desvantagens, está a fragilidade, baixo isolamento acústico e falta de padronização entre as peças, o que contribui para paredes desalinhadas e alto índice de quebra, elevando custos com desperdício e geração de entulho.

Vale lembrar que ele não possui função estrutural, é utilizado apenas como vedação, garantindo a separação entre os ambientes, mas não a sustentação.

TIJOLO DE CONCRETO

Fabricado a partir de uma mistura de cimento, areia, agregado, aditivos e água, o tijolo de concreto é mais resistente que os de cerâmica, sendo assim, são recomendados para obras de grande porte, como um prédio de vários andares, por exemplo. Mas, como podem ser usados sem revestimentos, a fim de criar um ambiente com estilo industrial, é também muito utilizado em fachadas e interiores.

Apesar de possuir um desempenho térmico inferior ao cerâmico, o tijolo de concreto apresenta um bom desempenho acústico no isolamento entre ambientes. Algumas outras vantagens são: economia de argamassa, devido ao acabamento superficial, menor desperdício de material, padronização e resistência mecânica, como dito anteriormente. Uma desvantagem do tijolo de concreto é o seu peso, que é superior ao de cerâmica, isso pode vir a dificultar um pouco o seu transporte.

Lembrando que, assim como os de cerâmica, esses tijolos são para vedação e separação de ambientes. Porém há a possibilidade de utilizar os famoso blocos estruturais, que, possuindo função estrutural, não exigem o uso de vigas e pilares.

TIJOLO DE VIDRO

Com uma função mais estética, possui um custo muito mais elevado aos demais, podendo apenas uma peça custar em cerca de R$12,00. Sendo assim, são utilizados apenas pontualmente para fins decorativos e quando se deseja a passagem de luz ao ambiente, considerando que os tijolos de vidro permitem a passagem de cerca de 75% da luminosidade, podendo ser utilizados até mesmo nas fachadas! Alguns exemplos de uso são para bancadas, pequenas “passagens de luz”, colocando-se pelo menos 4 tijolos em algum ambiente, ou até mesmo paredes para fazer a separação de ambientes.

132

O projeto #491 é um projeto personalizado desenvolvido pela equipe da 123Projetei, e utiliza tijolos de vidro para realçar a decoração a

fachada da casa. Além disso, ajuda a transmitir a iluminação natural aos ambientes internos.

Moderno, resistente e sofisticado, o tijolo de vidro possui uma capcidade incrível no design do seu ambiente, criando incríveis efeitos devido à sua transparência. Há também os modelos coloridos, podendo ousar ainda mais na decoração da sua casa. Ah! Lembrando que eles possuem zero função estrutural, então use e abuse desse modelo mas apenas para deixar a sua casa mais bonita.

TIJOLO ECOLÓGICO

Para quem deseja uma construção mais ecológica, o tijolo ecológico é uma ótima opção! Feito em argila, não é queimado e dispensa o uso de massa de cimento no assentamento. Eles exigem pouca argamassa e também podem ficar aparente. Possuem ótimo desempenho térmico e acústico e são encaixados facilmente. Já as suas desvantagens são que eles não são indicados em regiões úmidas e exigem mão de obra especializada.

TIJOLOS DECORATIVOS

Com designs diferenciados, os tijolos decorativos tem um fim totalmente decorativo, possuindo uma variedade enorme nas peças e formatos. Um dos mais conhecidos e queridinhos principalmente por nós, são os famosos cobogós, que dão um design único para os ambientes e deixam o ambiente totalmente arejado! Podendo ser encaixado em diversos ambientes da casa, inclusive nas áreas gourmets. Confira alguns exemplos:

Anterior
Next

Para conferir com mais detalhes esses e outros projetos com cobogó, você pode utilizar o filtro em nosso site e-commerce, selecionando “cobogó” em “Características Arquitetônicas”. Além disso, clicando em cada imagem acima, é possível visualizar o respectivo projeto com mais informações!

CONSULTE UM PROFISSIONAL

Como vocês puderam conferir, há uma variedade enorme de tijolos que podem ser utilizados em sua construção! Te listamos os principais, mas não acabam por aí. Não esqueça de consultar o seu engenheiro para saber qual é o modelo mais adequado para suas necessidades e para o seu projeto. E lembre-se que você pode contar conosco para te auxiliar nesse processo!

A 123Projetei possui consultoria 24h para clientes que desejam aplicar alguma alteração em seu projeto. Além disso, sempre buscamos entregar nossas propostas da maneira que o cliente deseja, já que trabalhamos com modificações ilimitadas para ter a certeza de que o cliente contratará um serviço que o deixará 100% satisfeito! 

Rafaela

Graduanda em Engenharia Civil Empresarial pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG) e membro do Diretório Acadêmico do curso. Ela é natural de São Paulo/SP, atualmente cria conteúdos para a 123Projetei e é fã de carteirinha de Friends e The Beatles!

Deixe uma resposta