Então é Verão, época mais quente do ano, que o dia começa a raiar cedo e dura mais do que em qualquer outra estação. Isso é ótimo para quem adora aproveitar o dia, sair, curtir com a família e os amigos um dia de praia, mas às vezes pode ser uma grande preocupação na hora de voltar pra casa e ter que aguentar o calor intenso dentro dos ambientes.

Se você quer saber como conseguir aproveitar o seu tempo em casa com a sua família mesmo em épocas quentes como essa, acompanha essa matéria comigo e confere as dicas que separamos para você!

Ventilação

O primeiro fator que devemos saber controlar com eficiência é a ventilação. Ela é responsável pela troca térmica entre os ambientes e o meio externo. Trazer uma ventilação externa pode amenizar muito o calor dentro dos cômodos pois ocorre uma dissipação do calor interno por convecção. Esse mecanismo faz com que a troca seja constante, já que se projetado de uma maneira eficiente, é possível criar correntes de ar que vão “carregar” uma parcela desse calor a todo o momento durante o dia.

1. Ventilação Cruzada

Chamamos de ventilação cruzada quando traçamos uma rota para as correntes de ar que passam pela casa, entrando por um ponto e saindo pelo outro. Ela também pode ser horizontal ou vertical.

A ventilação cruzada horizontal ocorre quando a corrente entra por um dos cômodos em um lado da casa, e sai pelo outro. Já a vertical ocorre quando a entrada e saída estão em pavimentos diferentes da casa, conforme a figura mostra.

Mas então, já sabemos que a ventilação cruzada pode ajudar a refrescar os ambientes da casa, mas como podemos colocar isso em prática?

Basicamente, o principal mecanismo que incentiva a ventilação cruzada são as janelas por onde o ar deve entrar, e pode ser – ou não – direcionado. Janelas pivotantes têm a capacidade de direcionar o ar para determinado ambiente, e podem ser verticais ou horizontais. Enquanto janelas deslizantes apenas abrem uma entada ou saída para o fluxo de ar.

Também é levado em conta as frestas e aberturas que devem estar presentes entre os cômodos, para que a corrente seja completa. Então esquadrias e portas amplas também facilitam na hora de otimizar a ventilação cruzada.

2. Jardim de Inverno

Apesar do seu nome, o jardim de inverno cai como uma luva no verão quando estamos buscando soluções para refrescar os ambientes da casa.

Por ser uma área aberta dentro da casa, ele incentiva a ventilação cruzada, e por isso pode ser uma ferramenta muito eficiente para renovar o ar que entra na sua residência, e ainda por cima, com a qualidade e o frescor de ter plantas purificando-o antes de chegar até você!

O nosso projeto #245 mostra perfeitamente como um jardim de inverno pode ser inserido. Nele, o jardim está posicionado ao lado da sala de jantar, que também é um ambiente integrado com a sala de estar. Isso traz um contraste interessante na decoração do ambiente, e pelas suas esquadrias amplas, torna viável todos os detalhes apresentados anteriormente sobre correntes cruzadas.

Insolação

A insolação é o maior problema que temos que enfrentar quando desejamos refrescar um ambiente no verão. As fachadas expostas à radiação solar durante todo o dia absorvem parte desse calor e, querendo ou não, transmitem esse acréscimo de temperatura aos ambientes internos da casa.

Existem algumas maneiras de reduzir essa parcela de carga térmica proveniente da insolação.

1. Brises

A primeira é impedindo que as paredes da fachada receba a radiação diretamente. Com a utilização de brises (ou mais popularmente conhecido, o quebra-sol), é possível criar sombra nas fachadas, sem que a vista de quem está dentro da casa seja prejudicada.

O projeto #217 é o exemplo perfeito da utilização das brises para a redução da insolação na fachada. Por ter uma esquadria ampla na sua fachada, é essencial que sejam tomados os devidos cuidados para que não se torne um incômodo para quem está morando na casa.

Também podem ser utilizados elementos como persianas, muxarabis e cobogós, que ainda são alguns tipos de brises, porém cada um com seu diferencial.

Se você quer saber mais sobre brises, confira esse vídeo do nosso CEO explicando mais sobre brises e mostrando algumas aplicações para você se inspirar na hora de escolher ou desenvolver o seu projeto!

2. Cores

Outra maneira de se reduzir a transmissão de calor pela insolação é a utilização de cores claras na fachada.

Quando utilizamos roupas escuras em dias quentes não temos a sensação de que estamos sentindo mais calor? Pois então, realmente estamos recebendo uma quantidade maior de calor devido a cor da nossa roupa, e com a sua casa o efeito é o mesmo!

As cores escuras têm uma absortividade maior de energia, e isso faz com que para um mesmo dia, com a mesmas condições, uma fachada escura transmita mais calor para dentro da casa do que uma fachada clara.

Por isso que quando fazemos nossos projetos arquitetônicos aqui na 123Projetei, sempre tomamos os cuidados necessários quanto às cores utilizadas, a localidade da casa (pode ser em uma região muito quente), a orientação quanto às fachadas (pois fachadas Leste ou Oeste tendem a receber muito mais insolação), e principalmente, as preferências do nosso cliente, é claro!

Se você se interessa pelo uso mais eficiente das cores nas fachadas e nos ambientes internos, confira também nosso catálogo de cores, basta preencher o formulário abaixo!

Baixe agora mesmo o nosso catálogo de cores!

3. Construção e Revestimentos

Por fim, uma última maneira de se reduzir a transmissão do calor pelas paredes é a utilização de revestimentos específicos. Eles são tão importantes quanto a escolha do bloco utilizado, pois quando combinados, tornam as paredes mais isolantes.

Os blocos cerâmicos, por exemplo, têm uma condutividade térmica bem menor do que o bloco de concreto, e por isso que, quando utilizado com revestimentos isoladores, ele se torna a opção perfeita para fachadas Leste ou Oeste que recebem uma maior parcela de radiação solar durante o dia.

Existem diversos materiais que podem estar sendo utilizados como revestimentos, mas alguns deles se tornam mais eficientes como isolantes, como é o caso do drywall. Por ser composto de placas de gesso, com preenchimento de lã mineral, o desempenho dele é muito maior quando o assunto é conforto térmico!

Quer saber mais detalhes do drywall? Dá só uma olhada no artigo que explicamos detalhadamente como funciona esse sistema, sua montagem, e suas vantagens! Basta clicar no botão abaixo:

b

Então, espero que você tenha gostado das dicas que separamos para você! Utilizando as ferramentas corretas na hora de fazer o projeto da sua casa, você não precisa se preocupar corrigindo os desconfortos de um projeto mal desenvolvido. 

Quer entrar em contato com a nossa equipe? Você pode mandar uma mensagem para a gente aqui pelo site (só ir na página “contato” no menu) ou então, deixar um comentário que vamos te responder em seguida também. Ainda temos o nosso número 0800 008 0870 (ligações por telefone ou celular) ou o atendimento via WhatsApp (53) 98163-7462.

Gostou do nosso artigo? Não esqueça de compartilhar ele com os seus amigos clicando nos botões abaixo:

Share on facebook
Share on google
Share on pinterest
Share on whatsapp

matheus.chinaglia

Matheus Chinaglia é Engenheiro Civil e CEO 123Projetei.

Deixe uma resposta