O que são vergas e contravergas?

Vergas (sobre a abertura) e contravergas (sob a abertura) são vigas de concreto que servem como reforços estruturais nas aberturas da casa que recebem portas e janelas.

Elas devem ser empregadas sempre que houver portas ou janelas em paredes de alvenaria e auxiliam na distribuição de tensões e cargas nos vãos durante a construção. Desta forma, reduzindo o risco de fissuras.

Portas e janelas são elementos essenciais numa construção. Afinal, são aberturas responsáveis pela passagem de pessoas, ventilação, iluminação interna, segurança e privacidade. Além disso, com a variedade de esquadrias disponível no mercado, elas trazem beleza para o projeto arquitetônico.

Portanto, deve-se tomar precauções para que sua execução tenha um resultado final satisfatório. Por exemplo, a utilização de vergas e contravergas, que evitam o aparecimento de trincas ou fissuras.

Não só as vergas como também as contravergas devem ter um comprimento maior que a abertura da porta ou janela. Com a finalidade de serem apoiadas nos dois lados da alvenaria com no mínimo 30 cm de cada lado do apoio.

infográfico verga e contraverga

Para que servem?

Para colocar uma porta ou janela na sua construção não basta fazer um furo na parede. Visto que é preciso usar as vergas e contravergas.

Só para exemplificar, por ser um reforço estrutural, as vergas e contravergas evitam o aparecimento de trincas ou fissuras e impedem esforços nas esquadrias.

Em uma linguagem mais técnica, a importancia delas se deve principalmente a alvenaria ser sujeita a esforços de cisalhamento. Em suma esses esforços se acumulam especificamente nos cantos da esquadria, resultando nas fissuras. Entretanto é possível impedir o aparecimento dessas fissuras com o uso da verga e da contraverga.

Ou seja, elas são basicamente uma garantia de segurança estrutural na sua obra.

Só para ilustrar, veja um exemplo de como ocorre o esforço de cisalhamento abaixo:

Do que são feitas?

As vergas e contravergas podem ser moldadas no lugar da abertura com o uso de blocos canaletas, que substituem as formas de madeira. Assim também, podem ser feitas por uma peça pré-moldada de concreto.

Quando moldadas no lugar, geralmente são em construções pequenas. Contudo, as pré-moldadas são usadas em grandes obras, onde normalmente os vãos são submetidos à tensões um pouco mais elevadas.

Vergas do Projeto 105 – Projeto feito pela 123Projetei.

O papel da 123Projetei no seu sonho

Você conferiu nessa matéria, o que são vergas e contravergas e para que servem as vergas e contravergas.

Na 123Projetei, conseguimos reunir em apenas um lugar, todos os projetos que você precisa para iniciar sua obra com segurança e tranquilidade. Trabalhamos com todas disciplinas relacionadas à área de projetos: arquitetônico, elétrico, hidrossanitário, estrutural e design de interiores. Desta forma, o dimensionamento de vergas e contravergas está incluso em nossos serviços, facilitando muito para nossos clientes.

Para conferir nossos projetos, visite o nosso site e para conhecer um pouco mais sobre os nossos serviços, converse hoje mesmo com um dos nossos consultores. Estamos te esperando!

Uma nova forma de viver a casa dos sonhos

Todos projetos inseridos neste artigo estão disponíveis no site da 123Projetei. Clique no botão abaixo para visitar nosso site:
Share on facebook
Share on google
Share on pinterest
Share on whatsapp

Monise Melo

Criadora de conteúdo e responsável pelas Mídias Sociais da 123Projetei. Graduanda de Engenharia pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG).

Deixe uma resposta