5 dicas para escolher uma paleta de cores para sua casa.

123 Projetei

2 de março de 2022

A escolha da paleta de cores para sua casa causa sentimentos de euforia e preocupação. 

Isso porque, na etapa dos acabamentos, a casa fica mais visível e, por isso, mostra mais do que um simples ambiente, traduz a personalidade dos moradores.

Para essa etapa, é preciso atenção e bastante cuidado na escolha, sabendo da relevância desse momento para um projeto residencial, a 123 Projetei selecionou 5 dicas importantes para a escolha correta da paleta de cores.

paleta de cores para sua casa

A importância da paleta de cores para sua casa

Entender a importância da escolha das cores para um ambiente é primordial. 

Segundo a ciência, as cores têm muita influência nos sentimentos e sensações dos indivíduos presentes em determinado ambiente.

Por isso, tem sido  interessante a mistura de cores mais claras e calmas que transmitem aconchego e paz em dormitórios e espaços de descanso. 

Do mesmo modo, as cores mais quentes em ambientes que são mais voltados para o lazer ou a criatividade também podem garantir benefícios.

Mas uma residência se torna um ambiente complexo, pois, permite variadas oportunidades nele, desde o lazer, descanso, ao trabalho, como tem sido cada vez mais comum com o isolamento social por causa da pandemia. 

Portanto, confira a seguir como escolher uma boa paleta de cores para sua casa.

paleta de cores para sua casa

Como escolher uma paleta de cores para sua casa de forma assertiva ?

Evite misturar cores primárias

A seleção de uma paleta de cores deve conter no máximo 5 opções. Escolher uma paleta de cores muito extensa pode atrapalhar, o ideal é manter até 5 tonalidades quando uma residência tiver um tamanho razoável, locais como quitinetes, por exemplo, 3 tonalidades pode ser suficiente.

Valorize sua personalidade

Sua casa é o espaço onde você lidera, valorize seu gosto e não procure coisas muito diferentes das que você já tem o costume de consumir. O seu projeto deve ter a sua cara e não fazer com que você se sinta desconfortável.

Evite cores fortes 

Pensando em paleta de cores para sua casa o ideal é que se evite cores muito fortes como vermelho, roxo, preto e semelhantes nas paredes maiores e mais visíveis. 

Essas cores podem causar desconforto com o passar do tempo e aumentar até mesmo o estresse no ambiente segundo a psicologia das cores.

Teste a luz antes de pintar

Muitas vezes a luz pode atrapalhar ou melhorar ainda mais um ambiente. O mais aconselhável é que antes de escolher a cor antes se faça um teste com a luz natural e a artificial no local.

Isso porque mesmo com luz natural alguns ambientes podem ficar muito escuros ou por outro lado, com uma claridade incômoda.

Não negligencie a contratação de um profissional

Mesmo que todo o processo de escolha da paleta de cores seja bastante pessoal e personalizada, nada substitui um profissional da área que saberá indicar cores e tonalidades para cada ambiente.

Além de contribuir com conhecimento sobre quais tipos de tinta comprar, é necessário usar tinta lavável, tinta óleo ou outra específica, e também pelo fato de conhecer diversas marcas e variados preços que podem ajudar você a economizar mais e fazer melhores escolhas.

Agora que você já sabe como escolher uma boa paleta de cores para sua casa, não deixe de entrar em contato com a 123 Projetei e falar com um dos nossos consultores!

Equipe 123 Projetei

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.