Como montar um cronograma de obra? Confira nossas dicas!

123 Projetei

1 de março de 2022

Como sabemos, uma obra demanda uma série de detalhes que devem constar no planejamento geral, que é estabelecido previamente, como o cronograma de obra.

O cronograma de obra é uma das etapas fundamentais e deve ser elaborado com o objetivo de otimizar o tempo e os recursos disponíveis.

Além disso, o cronograma da obra é o responsável por guiar todo o processo de execução das atividades, que costuma iniciar com a compra das ferramentas e materiais necessários para então, finalmente, o trabalho prático começar sem nenhuma intercorrência. 

O cronograma de obra geralmente é elaborado no formato de planilha, e em termos gerais é um documento com muitos detalhes, descrevendo minuciosamente todas as etapas de determinado projeto. 

No cronograma de obra também estão inclusos as atribuições de cada profissional, seguido dos prazos de entrega referentes a atividade, além de detalhar qual a forma de execução requerida pelo projeto. 

Ficou curioso para saber mais sobre isso? No post de hoje vamos dar algumas dicas imprescindíveis na hora de montar um cronograma de obra, confira a seguir!

cronograma de obra

Priorizar a qualidade do projeto 

Sem dúvidas, para o sucesso de um cronograma de obra ser completo ele precisa necessariamente de um projeto de qualidade a priori. 

Vale destacar, que é importante analisar os tipos de projetos que serão realizados, como é o caso do arquitetônico e do estrutural, por exemplo, a fim de obter um panorama mais geral. 


Realizar um bom planejamento 

Outra dica fundamental para um cronograma de obra eficiente é o planejamento que deve, essencialmente, atender a todos os critérios e especificidades do cliente, além de todas as normas inerentes ao campo. 

Por isso, um bom planejamento deve conter todas as informações necessárias para o andamento do projeto, de modo que, exponha de forma clara desde os fornecedores de matéria prima até mesmo a lista de colaboradores contratados para a obra. 

cronograma de obra

Estabelecer as atividades a serem feitas 

Sem dúvidas, em seguida das etapas anteriores vem umas das etapas mais importantes que deve constar no cronograma de obra que é o estabelecimento de quais atividades devem ser feitas. 

O princípio básico é utilizar a otimização do tempo, de modo que, a eficiência faça parte do processo, priorizando sempre a ordem cronológica de execução, já que em muitos casos as atividades costumam depender uma da outra. 

Além disso, dentro dessa etapa são detalhados também os colaboradores necessários e os utensílios/ferramentas que serão utilizados na execução da atividade. 

Manter sempre o diálogo com a equipe 

Embora seja uma etapa que por vezes pode ser deixada de lado em um cronograma de obra, o diálogo entre as equipes é um dos principais motores de funcionamento de qualquer projeto, visto que a partir disso todos ficam por dentro dos detalhes do andamento da obra. 

Além do mais, o diálogo permite que a equipe esteja ciente dos prazos que serão necessários cumprir no desenvolvimento das tarefas, e assim, podem se adequar a eles. 

Além disso, o diálogo facilita a comunicação de possíveis erros e/ou falhas, tornando o projeto mais dinâmico e eficiente.

Equipe 123 Projetei

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.