Na hora de construir um imóvel há sempre os passos que são fundamentais para que o andamento do projeto não tenha interferências negativas.
Um desses passos e, talvez, o mais imprescindível é o planejamento financeiro para construção. Mesmo sendo tão importante, há quem negligencie um bom planejamento financeiro e depois colha as consequências, atrapalhando o andamento ou até mesmo a conclusão da obra.
Sabendo da relevância desse passo, a 123 Projetei, selecionou as melhores dicas dos especialistas quando o assunto é planejamento financeiro para construção.
Quer ficar por dentro desse assunto? Então continue com a leitura desse artigo e evite problemas com o andamento do seu projeto por falta de planejamento, confira!
Faça um levantamento do quanto precisará
Quando falamos sobre planejamento financeiro para construção estamos considerando valores. Saber quanto se tem e quanto será necessário é essencial.
Mesmo que em alguns casos os clientes não saibam o quanto irão gastar para construir e não tenham um orçamento em mente, após o projeto são capazes de receber as informações necessárias quanto a valores e assim seguirem com o plano.
Normalmente as obras acabam custando um pouco mais do que o planejado principalmente quando não há uma equipe eficiente ou problemas climáticos ou de fornecimento ocorrem.
O ideal é após fazer um levantamento do valor necessário para a conclusão do projeto, adicionar uma margem de segurança, a fim de evitar a não finalização do projeto por ausência de recursos.
Organize suas economias
A organização é a alma do bom desenvolvimento de qualquer projeto. Não misture os gastos com a construção com as despesas de casa, família ou até mesmo de empreendimentos.
Crie planilhas e separe-as por tópicos: casa, construção, filhos, pets, empréstimos, etc. Além disso, mantenha o hábito da economia.
Evite gastos supérfluos com lanches ou restaurantes no trabalho, construa o bom hábito da alimentação saudável e leve o almoço de casa, além de garantir mais saúde física, também irá valorizar a saúde do seu bolso.
O corte de gastos pode ajudar a concluir a obra ou até mesmo servir como apoio para se construir uma margem de orçamento extra para casos de problemas não previstos.
Planeje os passos da construção
A construção de um imóvel não acontece do dia para a noite. É necessário antes de tudo o planejamento financeiro para construção e também um roteiro/passo a passo.
Sabendo disso, converse com o gestor da obra e organize os passos que serão dados em sequência. Isso garante que você tenha pleno conhecimento de cada etapa da construção e entenda melhor sobre o andamento do projeto.
Contrate uma equipe
Muitas vezes economizar o dinheiro do contrato de uma equipe especialista pode custar caro.
Isso porque um especialista conhece bons fornecedores, boas marcas, compreende o que é inegociável em cada etapa e também consegue conduzir todo o processo de construção de um imóvel de maneira mais dinâmica e otimizada do que um leigo.
Essas habilidades podem resultar em ganhos não só de tempo, mas de material e consequentemente, de dinheiro, portanto, não abra mão disso.
Agora que você já sabe como deve ser montado o planejamento financeiro para construção, não deixe o seu projeto parado e entre em contato com a nossa equipe.
Acesse o link e fale com um dos nossos consultores através do WhatsApp.
Para ver também:
Equipe 123 Projetei
Deixe um comentário