Confira dicas sobre projeto de paisagismo para a sua casa!

123 Projetei

17 de março de 2022

O projeto de paisagismo é uma técnica da arquitetura que planeja e organiza paisagens com elementos naturais e estéticos de uma maneira funcional, preservando espaços livres.

O arquiteto paisagista precisa pensar em preservar a cobertura vegetal e o solo do  ambiente, criando uma paisagem com estética agradável e funcionalidade.

Existe um fator muito  importante presente num projeto de paisagismo, que é harmonizar as características geográficas, abióticas, hidrográficas e humanas do ambiente, e isso sem agredir a natureza, respeitando os elementos naturais existentes no local.

Sabendo disso, fique por dentro das principais dicas de projeto de paisagismo para a sua casa:

Para um bom projeto de paisagismo selecione as plantas

Um dos primeiros passos, é escolher os tipos de planta que mais combinam com o ambiente, levando em consideração as características naturais do local, como o espaço e quantidade de luz solar presente, atentando-se as espécies de plantas e seus fatores, como cores, texturas, porte, época de floração, presença de frutos e necessidade de manutenção. Dessa forma, criando uma composição paisagística harmônica e funcional.

projeto de paisagismo

Utilize vasos para um projeto de paisagismo

Ainda ligado às plantas, a utilização de vasos para cultivá-las, também traz um diferencial  no projeto de paisagismo, já que são opções versáteis, podendo ser dispostos e disponibilizados de diversas maneiras, possuindo tamanhos, cores e formatos variados, com a opção serem até suspensos. 

A versatilidade dos vasos, traz um elemento simples e prático, porém que agrega muito na estética do ambiente.

projeto de paisagismo

Utilize de água

A partir do uso da água nos espaços livres, como em fontes, lagos, piscinas e espelhos d’água, é possível obter cenários com lindas paisagens. Além desse elemento trazer umidade, conforto e relaxamento, pode proporcionar um som tranquilizante, dando um toque a mais na paisagem, tornando o local agradável de se estar.

projeto de paisagismo

Pense na iluminação do seu projeto de paisagismo

O tipo de iluminação do local também é um fator que conta muito num projeto de paisagismo, já que, dependendo de como ela for, tem o poder de transformar o ambiente. 

Por isso, é importante pensar nas possibilidades do que deseja fazer com elas e quais os efeitos que podem proporcionar, como a iluminação de caminhos, destacar as plantas, esculturas, fontes, ou bancos, além de possibilitar que o espaço seja funcional também durante a noite, quando não há incidência de luz natural.

projeto de paisagismo

Elementos estéticos e funcionais

Outra questão importante, é adicionar elementos decorativos e funcionais ao local, que proporcionem uma interação com o espaço e componham a paisagem. 

Algumas opções que podem ser utilizadas no projeto de paisagismo da sua casa são bancos, redes, gazebos, mesas, poltronas, dentre outros móveis de jardim. 

Pensando que ficarão colocados num local externo, é importante atentar-se aos materiais que serão utilizados, pois devem ser adequados e resistentes aos diversos tipos de clima, tanto quando expostos ao sol, como em climas chuvosos e com ventos fortes.

projeto de paisagismo

Delimite os caminhos

No espaço de paisagismo, é interessante que existam percursos para guiar e direcionar quem estiver utilizando do local, além de formar desenhos e ajudar na proteção das plantas, evitando que alguém pise nelas, por exemplo. 

Para delimitar as áreas do jardim, podem ser colocados muros, paredes verdes, jardins verticais, painéis e cercas, proporcionando um ambiente aconchegante e bem cercado.

Além disso, deve-se tomar cuidado para que os materiais presentes na formação dos cominhos, como pedras, pisos e madeiras, não sejam escorregadios, para que não ocorram acidentes ao atravessá-los.

projeto de paisagismo

Equipe 123Projetei

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.