Confira, quanto custa para aprovar um projeto na prefeitura?

123 Projetei

28 de abril de 2022

Entenda quanto custa para aprovar um projeto na prefeitura e quais são as principais taxas!

Apesar de parecer muito burocrático e demandar bastante tempo e dinheiro, conseguir a aprovação de um projeto na prefeitura pode ser bem tranquilo se você estiver preparado, entender o passo a passo e cada documento necessário para que isso aconteça. 

Tudo pode ser resolvido com organização, e queremos mostrar no post de hoje tudo o que precisa saber antes de solicitar a aprovação de um projeto na prefeitura.

O que é preciso para ter a aprovação de um projeto na prefeitura? 

A primeira coisa que você precisa fazer antes de solicitar a aprovação de um projeto na prefeitura é entender melhor as normas e diretrizes da cidade para a realização da obra, afinal, cada uma tem a sua. Para que isso seja possível, você pode contratar um profissional especializado nisso

Após entender mais sobre as leis da cidade que influenciam na aprovação ou não do seu projeto, é preciso separar alguns documentos que serão encaminhados para a prefeitura. São eles: 

  • Documento dos proprietários do terreno;
  • Documentos dos profissionais responsáveis; 
  • Cópia do recibo do IPTU; 
  • De propriedade do terreno ou de direito ao uso do terreno; 
  • Licença de outros órgãos envolvidos, como bombeiros, vigilância sanitária, meio ambiente, dentre outros;
  • Projeto. 

Além disso, para conseguir obter a aprovação, serão necessários também alguns desenhos do seu projeto, como a planta de locação, baixa, de situação, cobertura e das pranchas de 2 cortes e elevações, mas o que deve conter no seu projeto? 

Outro ponto importante é que nele deve constar todas as informações necessárias para que seja executado com bastante clareza e segurança, mas qual o custo do alvará de uma construção? 

Qual o valor do alvará de uma construção e para registrar uma planta? 

Depende muito da prefeitura, mas o valor médio de um alvará para realizar a construção de um projeto está entre 300 e 500 reais, mas além disso, também é preciso levar outros valores em consideração na hora de solicitar a aprovação. 

Também será preciso registrar a planta da sua obra. Em média, essa taxa de registro custa cerca de 1% de todo o seu projeto. Sendo assim, se precisar gastar 100 mil nela, será preciso de mil reais para registrar a planta. 

Outro ponto importante é a contratação do engenheiro para desenvolver a planta. Em média, nos grandes centros, eles cobram cerca de 30 a 60 reais. No entanto, esse valor pode variar bastante. 

Além disso, também é preciso levar em conta o valor das taxas para aprovar o projeto, que costumam variar de cidade para cidade e podem variar de 50 centavos a 30 reais, por metragem. 

Outras taxas que serão cobradas são as da revisão da obra, que podem variar bastante; por folha impressa, ou seja, de todas as folhas do projeto, documentos, etc, e elas podem ficar entre 50 centavos e 2 reais cada uma; e a ATR, que são documentos emitidos pelo arquiteto ou engenheiro. 

A do projeto custa cerca de 90 reais e o para iniciar a obra, 230 reais. Sendo assim, a ATR é um documento legal que identifica o responsável técnico por um serviço prestado ou uma obra realizada. 

Equipe 123projetei

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.