Qual é a importância do quantitativo de materiais?

Neste artigo vamos te explicar minuciosamente o que ele engloba e apresentar suas vantagens. Desde o projeto arquitetônico aos projetos complementares. Afinal, cada projeto possui um quantitativo específico.

A ideia deste artigo é abordar o assunto com uma linguagem clara e descomplicada, para que até o leigo dos leigos aprenda, ok? Então se você não entende nada de projetos e construção de casas, continue a leitura pois lhe será muito útil.

O QUE É QUANTITATIVO DE MATERIAIS?

Primeiramente, vamos começar pela definição. O que é o quantitativo de materiais?

Bom, quando nossos engenheiros e arquitetos elaboram um novo projeto, utilizamos softwares avançados que calculam para nós, por exemplo, a quantidade de parede que aquela casa vai ter. Ou seja, teremos um número de quantos metros quadrados de parede serão executados na obra. Isso serve para outras etapas da construção também, como os metros quadrados de telhas.

Com essas quantidades e volumes que os softwares BIM nos fornecem, conseguimos descobrir a quantidade dos materiais que serão utilizados na etapa de construção do projeto.

Portanto, teremos a resposta de quantos tijolos serão utilizados para a construção de 1000² de paredes. Idem para os outros insumos utilizados na parede, como brita, areia e cimento.

Um insumo é uma parte de uma composição. E uma composição basicamente é feita por: mão de obra, serviço e materiais. Então para fazer uma parede você precisa de uma composição, englobando as horas trabalhadas do pedreiro, as horas que uma betoneira funcionará, equipamentos utilizados e os materiais.

De maneira sucinta, o quantitativo de materiais faz a relação da quantidade de materiais que você vai precisar para construir aqueles 1000m² de parede e para o restante da obra. E a 123Projetei entrega um pedaço dessa composição para você, que é a questão dos materiais.

QUANTITATIVO DE MATERIAIS NO PROJETO ARQUITETÔNICO

Está incluso no quantitativo de materiais para o projeto arquitetônico: argamassa de assentamento, revestimento de paredes, tijolo bloco, tijolo bloco estrutural, tijolo de vedação, pisos, esquadrias, equipamentos sanitários e corrimão. Além da quantidade de aberturas.

Tem algum ou outro item incluso, mas estes são os principais. Em 90% das vezes, esses são os itens inclusos.

Temos que deixar claro uma coisa, se você quer saber a quantidade de barra de ferro, tubulação e fiação que precisa comprar, eles não fazem parte do quantitativo de materiais do projeto arquitetônico. É necessário ter os projetos complementares da sua casa para ter essa estimativa completa com todos insumos inclusos.

quantitativo arquitetonico

QUANTITATIVO DE MATERIAIS NO PROJETO ESTRUTURAL

Já no quantitativo de materiais do projeto estrutural está incluso: quantidade em metros cúbicos de concreto, quantos quilos serão necessários de aço e de madeira para as caixas.

QUANTITATIVO DE MATERIAIS NO PROJETO HIDROSSANITÁRIO

Está incluso no quantitativo do projeto hidrossanitário: tubos, conexões de ralos, rufos, registros e qualquer outro material hidráulico necessário para o projeto hidro da sua casa.

QUANTITATIVO NO PROJETO ELÉTRICO

Por fim, temos o quantitativo de materiais do projeto elétrico, especificando quantos metros de fiação você vai usar, especificando equipamentos elétricos como disjuntores, caixas de distribuição, eletrodutos, conduítes, tomadas e os demais itens necessários para a instalação elétrica da sua casa.

QUANTITATIVO NO DESIGN DE INTERIORES

Além do projeto arquitetônico, estrutural, hidrossanitário e elétrico, a 123Projetei também trabalha com o design de interiores da sua casa ou empreendimento e fornece a tabela de quantitativo de materiais para esse projeto também.

Nesse caso, você terá estimado os itens inclusos no projeto de interiores, suas quantidades e se houver móveis planejados, estará especificado a quantidade de madeira para a fabricação deles.

Se no seu design também estiver incluso o projeto luminotécnico, ele também vai entrar no quantitativo. Iluminação, gesso, forro, molduras, sancas… Tudo bem completo para você e com referências!

COMO É FEITO O QUANTITATIVO?

A tabela ou planilha de quantitativo de materiais é um item tão importante e necessário na obra que não deve ser feito os cálculos a mão. Pois, o risco de errar ou esquecer algum insumo será grande.

Por isso, a 123Projetei utiliza softwares BIM da AltoQI para realizar esses cálculos de maneira que não existam erros. Enquanto projetamos sua casa ou empreendimento, o software já vai calculando a quantidade dos itens. Além disso, ele nos ajuda a otimizar a quantidade dos materiais.

POR QUE VOCÊ PRECISA DO QUANTITATIVO DE MATERIAIS?

No artigo apresentamos diversas vantagens que essas tabelas possuem, mas para ficar bem claro e explícito, vamos listá-las para vocês:

– Saber quais são os materiais necessários para a sua obra;
– Saber a quantidade de cada item detalhadamente;
– Possibilidade de realizar orçamentos e escolher o fornecedor com melhor custo-benefício;
– Possibilidade de realizar a compra dos insumos de maneira prévia e com planejamento;
– Compra inteligente e mais econômica, somente do que é necessário para a construção;
– Elimina o risco sobrar ou perder materiais na obra.

Quando você começa a sua construção sem a tabela de quantitativo de materiais em mãos, está abrindo margem para dores de cabeça e problemas que poderiam ser evitados tranquilamente.

Também abre margem para uma construção 15% mais cara por não saber a quantidade dos materiais em casa etapa da obra. Por exemplo, pode ocorrer de um pedreiro utilizar muito mais ferro do que precisa para garantir a estrutura. Ele está errado? Não. Está jogando a favor da segurança justamente por não ter os cálculos necessários em mãos.

Uma vez que você tem a planilha com os cálculos e quantidades, e ela garante uma estrutura econômica e segura para a sua casa, não tem porquê fazer uma estrutura superdimensionada por “garantia”.

Construir não é barato, mas construir com inteligência e seguindo um projeto, você irá gastar um preço justo e não haverá arrependimentos no futuro.

Monise Melo

Criadora de conteúdo e responsável pelas Mídias Sociais da 123Projetei. Graduanda de Engenharia pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG).

Deixe uma resposta