O que é projeto arquitetônico e estrutural?

123 Projetei

17 de fevereiro de 2022

Sem dúvidas, na hora de construir costumam surgir muitas questões relacionadas, principalmente, em como colocar em prática as ideias e desejos pensados para determinada obra ou criação. 

Por isso, contar com profissionais da área é essencial, como é o caso do Arquiteto e do Engenheiro Civil, que são os responsáveis por construir projetos seguros e otimizados, garantindo resultados satisfatórios e funcionais. 

Quando falamos em iniciar uma obra é comum haver uma certa confusão entre um projeto arquitetônico e o estrutural, que em termos gerais possuem objetivos diferentes, no post de hoje vamos falar um pouco mais sobre isso e explicar porque eles são importantes em qualquer obra. 

O que é projeto arquitetônico? 

No geral, o projeto arquitetônico é o primeiro a ser elaborado quando se pensa em construir, o profissional responsável por elaborar é o Arquiteto, que possui a formação necessária para adequar os espaços, tornando-os ideais para o convívio humano no cotidiano. 

Sendo assim, um projeto arquitetônico se detém a analisar no primeiro momento o terreno no qual será construído, e em seguida aplicar técnicas específicas a fim de adaptá-lo em busca do conforto esperado.

Com isso, em um projeto arquitetônico é pensado todos os detalhes que envolvem a acústica, o conforto térmico e a ventilação, por exemplo. 

De modo que, o terreno disponível seja utilizado da melhor forma possível, sempre baseado no que o cliente deseja/espera.

O que é projeto estrutural?

Como falamos acima, o projeto arquitetônico é o primeiro que deve ser elaborado na hora de construir, entretanto, ele não é o único, concomitante a ele existe o estrutural que é de extrema importância para assegurar que a obra aconteça dentro dos rigores técnicos exigidos pelas normas regulamentadoras. 

Sendo assim, o projeto estrutural, como o próprio nome diz, diz respeito à estrutura que será construída em tal terreno, por isso, se detém ao estabelecimento dos elementos que farão parte, como é o caso das vigas, dos pilares e das lajes, por exemplo. 

O projeto estrutural é realizado por um profissional da área de Engenharia Civil, que em termos gerais, busca otimizar o tempo e os recursos disponíveis para tal obra. 

Além disso, a elaboração do projeto estrutural permite um maior detalhamento da quantidade de material que será necessário para as etapas da construção, evitando assim desperdícios e/ou gastos desnecessários. 

Qual a importância do projeto arquitetônico e do estrutural em uma construção? 

Como sabemos, uma construção requer uma série de detalhes que juntos tornam todo o processo bastante complexo, por isso, é comum ocorrerem erros e/ou imprevistos quando estes não são pensados e /ou elaborados por profissionais qualificados. 

Dito isso, a principal importância dos projetos é diminuir significativamente a possibilidade de surgirem erros, que em alguns casos podem até comprometer a construção toda.

Além disso, os projetos, quando bem elaborados, otimizam o espaço disponível e adaptam conforme os gostos e preferências dos clientes. 

Além disso, eles geram uma economia final que é bastante apreciada, justamente por promoverem um uso consciente e personalizado de matéria prima, priorizando a eficiência e a otimização dos recursos. 

Equipe 123 Projetei

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.