Quando falamos no campo da arquitetura, muitos termos e tendências são poucos conhecidos por quem não convive nesse universo, entretanto, eles estão presentes no nosso dia a dia mais do que imaginamos, como por exemplo, o retrofit.
Embora seja um termo bastante antigo, ainda parece distante aqui no Brasil de se popularizar, mas é pronunciado com bastante frequência nos escritórios de arquitetura que estão distribuídos pelo o país fora.
No post de hoje, vamos conhecer um pouco mais sobre essa tendência, além disso, ficaremos por dentro de como ela funciona, confira a seguir!
O que é retrofit?
Embora o nome nos forneça algumas pistas, o retrofit trata de um conceito mais amplo, que em termos gerais busca unir o retrô e o moderno em um único espaço, sem deixar a desejar com relação às características específicas de cada um.
O retrofit possui como surgimento o berço da civilização europeia, tendo como intuito primeiro solucionar um dos principais dilemas que acometia aquela época, que girava em torno do que fazer com os milhares de prédios antigos e que aparentemente não tinham nenhuma serventia.
Por isso, podemos definir o retrofit como uma técnica de revitalização, que possui como objetivo transformar construções antigas, tornando-as habitáveis novamente.
De modo geral, busca a modernização necessária usufruindo, inclusive, dos diversos avanços tecnológicos disponíveis.
O retrofit tanto pode revitalizar um espaço para moradia, por exemplo, tanto para pontos comerciais ou institucionais, pois busca também adaptar a construção para as necessidades de uso.
É importante frisar que revitalizar não significa destruir e construir novamente, mas priorizar a estrutura original e aplicar nela técnicas que a valorizem e a recuperem, pois é proibido por lei em alguns países danificar estruturas antigas.
Qual a importância da tendência de arquitetura retrofit?
Em termos gerais, a tendência arquitetônica retrofit é um dos principais fatores responsáveis por manter preservada a nossa história enquanto civilização, pois, contribui de forma bastante acentuada com a harmonia entre o passado e o presente através da Arquitetura.
Além disso, contribui também para a segurança das pessoas, já que evita que determinadas construções antigas venham a cair e causar acidentes.
É importante destacar que todo o processo de revitalização só começa com a segurança necessária, tanto para os colaboradores quanto para a população ao redor, seguindo as normas do início ao fim do processo.
Retrofit é importante para a modernização das metrópoles
Todos sabemos da importância das construções antigas, pois carrega consigo o poder de eternizar a história das civilizações, entretanto, quando não cuidadas adequadamente elas acarretam um cenário de “abandono” ao espaço onde estejam localizadas.
Por isso, o retrofit também tem sua importância quando o assunto é a modernização das metrópoles, proporcionando o uso consciente dos espaços e os tornando-os habitáveis novamente com toda a segurança necessária.
O retrofit ajuda a manter a memória do espaço viva
Como falamos acima, o retrofit busca conservar a arquitetura original das construções, desse modo, um dos seus objetivos é preservar a memória viva de determinada antiguidade, garantindo que a sua história seja perpetuada para as próximas gerações.
Equipe 123 Projetei
Deixe um comentário