O que é retrofit e como funciona essa tendência da arquitetura!

123 Projetei

23 de fevereiro de 2022

Quando falamos no campo da arquitetura, muitos termos e tendências são poucos conhecidos por quem não convive nesse universo, entretanto, eles estão presentes no nosso dia a dia mais do que imaginamos, como por exemplo, o retrofit.

Embora seja um termo bastante antigo, ainda parece distante aqui no Brasil de se popularizar, mas é pronunciado com bastante frequência nos escritórios de arquitetura que estão distribuídos pelo o país fora.

No post de hoje, vamos conhecer um pouco mais sobre essa tendência, além disso, ficaremos por dentro de como ela funciona, confira a seguir!

O que é retrofit?  

Embora o nome nos forneça algumas pistas, o retrofit trata de um conceito mais amplo, que em termos gerais busca unir o retrô e o moderno em um único espaço, sem deixar a desejar  com relação às características específicas de cada um. 

O retrofit possui como surgimento o berço da civilização europeia, tendo como intuito primeiro solucionar um dos principais dilemas que acometia aquela época, que girava em torno do que fazer com os milhares de prédios antigos e que aparentemente não tinham nenhuma serventia. 

Por isso, podemos definir o retrofit como uma técnica de revitalização, que possui como objetivo transformar construções antigas, tornando-as habitáveis novamente. 

De modo geral, busca a modernização necessária usufruindo, inclusive, dos diversos avanços tecnológicos disponíveis.

O retrofit tanto pode revitalizar um espaço para moradia, por exemplo, tanto para pontos comerciais ou institucionais, pois busca também adaptar a construção para as necessidades de uso.   

É importante frisar que revitalizar não significa destruir e construir novamente, mas priorizar a estrutura original e aplicar nela técnicas que a valorizem e a recuperem, pois é proibido por lei em alguns países danificar estruturas antigas. 

o que é retrofit- 123Projetei

Qual a importância da tendência de arquitetura retrofit? 

Em termos gerais, a tendência arquitetônica retrofit é um dos principais fatores responsáveis por manter preservada a nossa história enquanto civilização, pois, contribui de forma bastante acentuada com a harmonia entre o passado e o presente através da Arquitetura. 

Além disso, contribui também para a segurança das pessoas, já que evita que determinadas construções antigas venham a cair e causar acidentes. 

É importante destacar que todo o processo de revitalização só começa com a segurança necessária, tanto para os colaboradores quanto para a população ao redor, seguindo as normas do início ao fim do processo. 

Retrofit é importante para a modernização das metrópoles 

Todos sabemos da importância das construções antigas, pois carrega consigo o poder de eternizar a história das civilizações, entretanto, quando não cuidadas adequadamente elas acarretam um cenário de “abandono” ao espaço onde estejam localizadas. 

Por isso, o retrofit também tem sua importância quando o assunto é a modernização das metrópoles, proporcionando o uso consciente dos espaços e os tornando-os habitáveis novamente com toda a segurança necessária. 

o que é retrofit-123projeitei

O retrofit ajuda a manter a memória do espaço viva 

Como falamos acima, o retrofit busca conservar a arquitetura original das construções, desse modo, um dos seus objetivos é preservar a memória viva de determinada antiguidade, garantindo que a sua história seja perpetuada para as próximas gerações. 

Equipe 123 Projetei

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.