Qual é a importância de você construir sua casa dos sonhos seguindo um projeto arquitetônico? Quais são os itens que estão inclusos e o quê eles significam?

Se você está perdido diante de tantas informações e plantas técnicas que aparecem na internet quando se pesquisa “Projeto Arquitetônico”, este artigo é para você. E fique tranquilo, vou usar uma linguagem bem fácil que é para descomplicar. Vamos lá!

O projeto arquitetônico é a principal disciplina inclusa na construção de qualquer edificação, seja moradia ou comercial. Com este projeto em mãos você terá todos os detalhes da sua casa em 3 dimensões, ou seja, cada centímetro da largura, profundidade e altura da casa, será especificado.

Ele é o conjunto de plantas, descrições e informações que permitem a compreensão de uma ideia projetual. Ou seja, é com o projeto arquitetônico que vamos criar uma visão técnica, realista e espacial da sua
futura casa.

É através dele que o responsável pela execução do projeto saberá os passos a serem tomados para te entregar uma construção finalizada de qualidade.

Além disso, as pranchas técnicas que você recebe, além de serem necessárias para o andamento da obra, também servem para aprovar o projeto na prefeitura da sua cidade.

ITENS INCLUSOS NO PROJETO ARQUITETÔNICO

PLANTA BAIXA

planta baixa é um desenho técnico que representa um corte a um metro e meio a partir da base da casa e é especificado os afastamentos, estrutura, alvenarias, portas, janelas, louças para banheiro e área de serviço.

Para conseguimos ler uma planta baixa, precisamos diferenciar os elementos que ela possui.

planta baixa projeto arquitetonico

1 – ESCALA: A escala faz a relação entre as dimensões de um desenho e o objeto que ele representa. No canto inferior esquerdo está a escala da planta baixa sempre específica isso, a nossa do exemplo está 1:100. Isso significa que cada 1 cm desenhado corresponde a 100 cm na realidade.

2 – IDENTIFICAÇÃO E MEDIDAS: Nessa planta, cada cômodo aparece identificado por escrito. Logo abaixo, há sua área em metros quadrados.

Também é possível saber qual o comprimento de cada parede, uma informação que aparece sempre próxima das respectivas paredes. O dormitório 02, por exemplo, tem paredes de 3,00 m, ele é quadrado. E ao todo tem 9,00m².

A altura das plantas baixas é sempre definida a 1,5 m do piso. Isso ajuda a padronizar os documentos e também a entender onde ficam as janelas do imóvel, como veremos logo adiante.

3 – PAREDES: As áreas preenchidas em branco representam as paredes do imóvel. Se elas tivessem espessuras diferentes, seria para mostrar a diferença entre paredes de concreto e drywall, por exemplo. O que não é o caso no nosso exemplo.

4 – JANELAS: Neste caso, as interrupções nas paredes externas são janelas, que mostram tanto o tamanho da esquadria (o retângulo) quanto a disposição das folhas de vidro (as linhas dentro dele).

É comum encontrarmos as dimensões de altura, largura e comprimento desses espaços, sobretudo para diferenciarmos o que é uma janela e o que é uma porta de correr de vidro, por exemplo.

5 – PORTAS: Os arcos tracejados na parte interna da planta indicam a direção de abertura das portas, que são desenhadas como um retângulo fino.

6 – EQUIPAMENTOS: Pias, vasos sanitários e pontos para chuveiro já vêm sinalizados na planta baixa. Assim, mesmo que você escolha trocar a torneira ou a cuba depois, já sabe onde fica o encanamento e consegue visualizar o fluxo nessas áreas.

Quando há piscina na planta, como é o caso nesta casa, ela também aparece desenhado.

PLANTA DE COBERTURA

planta de cobertura obtemos quando imaginamos olhar nossa casa “de cima”. Com ela temos a vista de inclinações e para que lado caem as águas do telhado, onde ficam as calhas, os ralos de captação da água das chuvas.

Dependendo do projeto, teremos um alto nível de detalhamento do telhado. Várias águas, vários caimentos, vários ângulos. Por isso, a planta de cobertura é fundamental para a execução correta do seu telhado. E os elementos da planta de cobertura são:

planta baixa cobertura

1 – CUMEEIRA: a cumeeira que é o ponto mais alto da cobertura e por isso, caracteriza a divisão das águas e sua direção de escoamento.

2 – ESPIGÃO: Também é uma linha divisória de águas, inclinada, normalmente ligando cumeeiras de alturas diferentes ou cumeeiras a beirais.

3 – RINCÃO: Linha coletora de águas, podendo estar inclinada ou horizontal.

4 – BEIRAL: O beiral é a projeção da estrutura para fora do alinhamento da parede, onde se montam as calhas e tem função principal de evitar que a água caia diretamente na parede, ou entre pelas janelas e portas.

5 – TELHAS: Esta vocês já conhecem, as telhas formam a cobertura de qualquer edificação. Elas são essenciais tanto na cobertura aparente como na platibanda. Neste exemplo, temos telhas de fibrocimento com inclinação 10% e o lado para o qual cai a inclinação é especificado pelos triângulos pretos da planta.

6 – ÁGUAS: O telhado é dividido em partes que chamamos de águas. Nesse sentido, o  número de águas diz respeito à quantidade de direções que o telhado possui, ou seja, podemos ter uma estrutura que escoa a água da chuva para diferentes planos inclinados. Observe quantos planos inclinados temos a partir dos triângulos pretos.

PLANTA DE SITUAÇÃO

A planta de situação traz uma vista superior do imóvel. O seu objetivo é mostrar a relação da obra com o entorno do lote. 

Ela contém informações importantes como as construções existentes no local, demolições futuras, restrições governamentais e cotas gerais do terreno.

CORTE AA / CORTE BB

Os cortes servem para mostrar os compartimentos internos de um projeto, a altura do peitoril, tamanho das portas, entre outras informações que não ficam aparentes na planta baixa.

Um projeto deve ter, no mínimo, dois cortes. Um corte transversal e outro corte longitudinal.

Corte transversal (AA): o corte transversal é aquele que atravessa a planta baixa de um lado para o outro. É como se cortássemos a casa bem no meio olhando de frente (fachada frontal).

Corte longitudinal (BB): Já o longitudinal fazemos esse corte olhando a lateral da casa.

corte BB corte AA

FACHADA NO PROJETO ARQUITETÔNICO

Assim como os cortes, a fachada frontal tem como referência um plano vertical. Porém, esse plano não corta a edificação, sendo externo a ela. A fachada então nada mais é do que uma vista.

Assim como no corte, a fachada traz a informação da altura e a escada utilizada deverá ser a mesma da planta baixa e dos cortes.

VOLUMETRIA 3D DO PROJETO ARQUITETÔNICO

volumetria 3D representa o projeto arquitetônico como um “corpo modelado”. Nele vamos ter o projeto em 3 dimensões bem definido que possibilita a elaboração de formas e volumes para a casa.

Desta forma, o cliente cria visão espacial do seu projeto. Além disso, há a representação da fachada e as alternativas arquitetônicas escolhidas.

volumetria 3D projeto

FACHADA RENDERIZADA

As Imagens renderizadas é a volumetria 3D pronta, com as texturas, materiais, cores e elementos definidos e aplicados.

Você terá uma imagem altamente realista de como seu projeto ficará depois de construído. Podemos obter e salvar cenas específicas mostrando exatamente os pontos que você deseja ver no projeto.

QUANTITATIVO DE MATERIAIS DO PROJETO ARQUITETÔNICO

O quantitativo de materiais é uma planilha especificando a quantidade de casa insumo incluso no seu projeto. Com ela em mãos, você tem a possibilidade de realizar orçamentos prévios para a compra dos materiais da sua obra.

Um insumo é uma parte de uma composição. E uma composição basicamente é feita por: mão de obra, serviço e materiais

 Então construir uma parede, por exemplo, você precisa de uma composição, englobando as horas trabalhadas do pedreiro (mão de obra), as horas que uma betoneira funcionará (serviço), equipamentos utilizados (serviços) e os materiais.

A 123Projetei entrega um pedaço dessa composição para você, que é o quantitativo dos materiais.

Todos itens citados do projeto arquitetônico, são essenciais para que o profissional responsável pela construção, execute a obra com rapidez e segurança.

Portanto, para iniciar a construção da sua casa tudo que você precisa fazer é entregar todas as plantas inclusas no nosso pacote arquitetônico, para um construtor da sua cidade.

A 123Projetei não trabalha com construção, nossa área de atuação são os projetos. Aliás, somos especialistas em projetos online.

 Para deixar ainda mais claro a importância de construir sua casa dos sonhos seguindo um projeto arquitetônico, podemos destacar 5 pontos importantes:

1 – SEGURANÇA

É o item mais importante. Ter um profissional responsável por todo o processo do seu projeto é garantia de segurança para a obra e vida útil da casa. Uma construção sem o projeto arquitetônico está propícia há “quebra-quebra” desnecessário e patologias da construção civil. Leia mais sobre patologias em nosso artigo clicando aqui.

2 – CONFORTO

Outra característica que mostra a importância de um projeto arquitetônico. O profissional responsável pelo projeto irá englobar todas as tuas ideias de uma maneira que dê certo, suprindo as necessidades dos moradores.

3 – CUSTO-BENEFÍCIO DO PROJETO ARQUITETÔNICO

Um projeto arquitetônico bem feito evita erros, desperdício de materiais e dinheiro, resultando em um ótimo custo-benefício.

4 – VISUALIZAÇÃO

Com o projeto arquitetônico em mãos é possível ter uma visão real de como a sua casa irá ficar depois de construída. Tudo isso antes de você comprar o primeiro tijolo da obra!

Obtemos essa visualização através da planta baixa e mais ainda através das fachadas. O nível de detalhamento cresce conforme o trabalho feito. Sendo ele: há nível 2D, 3D, fachada técnica e fachada renderizada.

projeto arquitetonico fachada

Além disso vamos evitar os seguintes problemas:

Como você conferiu neste artigo, o projeto arquitetônico é a solução para uma construção segura, economica e sem dores de cabeça. 

As vantagens são inúmeras e o design da sua casa ficará perfeito, do jeito que você sempre quis.

Se você vai construir nos próximos meses e precisa de um projeto arquitetônico, entre em contato com os profissionais da 123Projetei.

Conte conosco para projetar uma casa incrível e funcional!

Monise Melo

Criadora de conteúdo e responsável pelas Mídias Sociais da 123Projetei. Graduanda de Engenharia pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG).

Deixe uma resposta