Projeto arquitetônico: qual a sua real importância!

123 Projetei

31 de março de 2022

Entenda o porquê é tão importante ter um projeto arquitetônico para a sua obra!

Quando se está pensando em construir ou reformar, contar com profissionais que façam um projeto arquitetônico é de extrema importância e faz toda a diferença no resultado final.

Os desenhos e informações presentes no projeto arquitetônico servem como base e guia para colocar as ideias em prática durante a realização da obra. Por isso, é essencial para que tudo ocorra conforme planejado, evitando falhas ou problemas futuros.

A partir dele, é possível fazer a personalização dos ambientes, aproveitando os espaços, deixando-os funcionais e agradáveis, respeitando o gosto pessoal do cliente.

Além disso, o projeto atende todas as necessidades, ao mesmo tempo que os ambientes são bem projetados e dimensionados da maneira correta.  

Confira os principais fatores que tornam o projeto arquitetônico indispensável:

Ambientes funcionais

Essa questão é importante, já que um projeto bem projetado requer técnica, criatividade e funcionalidade, fazendo com que todos os elementos funcionem da melhor forma possível para determinado ambiente.

Assim, podem aproveitar alguns elementos, como iluminação e ventilação, adequando as necessidades de cada local específico, garantindo a usabilidade dos espaços da melhor forma possível e atendendo os critérios do cliente.

projeto arquitetônico

Redução de gastos

Ao contrário do que se pode pensar, não contratar um profissional que realize um projeto arquitetônico não será uma economia. Já que, quando não há um arquiteto ou engenheiro envolvido com o projeto, é muito comum que haja erros de cálculo e projeção, gerando desperdícios e gastos desnecessários, além de falhas na execução, que eventualmente, precisarão ser refeitos.

Tudo isso gera mais gastos de tempo e dinheiro, o que acaba não compensando a “economia” de não contratar um serviço especializado.

Sem riscos

Ter um projeto arquitetônico é ter a segurança de que sua construção estará livre de problemas estruturais e quaisquer outras eventuais falhas que possam ser prejudiciais.

Portanto, é imprescindível o acompanhamento do profissional responsável pela obra, que ficará atento a todos os detalhes, assegurando que a execução do projeto saia como planejado.

projeto arquitetônico

Estética agradável

Este também é um importante fator a ser mencionado, pois é um ponto que chama a atenção dos clientes, já que desejam que os ambientes da sua construção possuam uma estética favorável e conforme desejada.

Desta forma, o arquiteto irá pré definir os atributos visuais da obra, de forma que agrade o cliente, deixando os espaços o mais aconchegantes e estéticamente agradáveis possível, acrescentando o fator beleza a funcionalidade do local.

Equipe 123Projetei

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.