Projeto estrutural em concreto armado e em alvenaria estrutural, saiba a diferença.

123 Projetei

19 de abril de 2022

Entenda a importância de escolher o melhor projeto estrutural para a sua construção

Antes de escolher os materiais de uma obra, os métodos usados para a edificação e até mesmo antes de começar a construção, a primeira coisa que você precisa decidir é o sistema que será utilizado para construir o edifício.

Existem duas escolhas: concreto armado ou alvenaria estrutural, mas é preciso entender sobre cada um desses métodos antes de tomar a decisão.

O que é concreto armado?

Sendo o método de construção mais comum do Brasil (e clássico), no concreto armado, as paredes servem apenas para realizar a separação dos ambientes e trazer vedação. Todo o trabalho de sustentação do peso da construção fica por conta dos pilares e vigas, que funcionam como um esqueleto.

Uma das principais vantagens desse sistema, sem dúvidas, é a possibilidade de criatividade e a flexibilidade da planta. Isso porque, devido às paredes não serem parte da sustentação do local, quando quiser ou precisar, há a possibilidade de realizar modificações no edifício.

Outro ponto importante é que o concreto armado também consegue atender aos mais variados tipos de complexidades arquitetônicas.

No entanto, também há algumas desvantagens. O tempo que leva para finalizar uma construção através deste método é maior e, quando precisar realizar a instalação de tubulações, por exemplo, pode ser necessário quebrar uma parte da parede e construí-la novamente, o que aumenta um pouco os gastos com materiais.

O que é alvenaria estrutural?

Diferente do concreto armado, a alvenaria estrutural coloca a sustentação do edifício em suas paredes. Para que isso seja possível, na hora da construção, é preciso encaixar certinho os blocos de cerâmica.

Por essa razão, é fundamental que contrate profissionais qualificados para o projeto, pois caso contrário, pode torná-lo perigoso, com risco até de desabamento.

Colocando esse método de sustentação na sua construção, é preciso entender que não poderá fazer reforma, para não prejudicar a estrutura. Além disso, é importante que os sistemas elétricos e até mesmo hidráulicos sejam instalados ainda no começo do projeto.

No entanto, sua principal vantagem está na agilidade da construção. Como já vai realizando a sustentação e a parede ao mesmo tempo, ela se torna muito mais rápida.

Colocando esses pontos, a pergunta que fica é: qual o melhor projeto estrutural para o seu edifício?

Concreto armado ou alvenaria, qual é o melhor?

A resposta para essa pergunta depende muito. Alguns especialistas dizem que a alvenaria pode ser uma ótima opção para imóveis menores, com 70 metros quadrados, por exemplo, enquanto o concreto armado é indicado para lugares maiores.

No entanto, tudo depende. É preciso analisar seu projeto em curto, médio e longo prazo. Se quer ou não reformar futuramente; em quanto tempo quer que esteja pronto; entre outros pontos.

Para tomar essa decisão, é importante que esteja com profissionais capacitados por perto, pois eles vão te ajudar a analisar o projeto através de aspectos técnicos.

Dessa forma, você vai garantir uma construção com bastante qualidade, afinal, esse é o maior investimento da sua vida e nós, da 123projetei, sabemos que sua casa precisa ser segura e sem patologias futuras.

Equipe 123projetei

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.