Projetos arquitetônicos para casas sustentáveis! Confira.

123 Projetei

10 de março de 2022

Os projetos de casas sustentáveis vêm se tornando cada vez mais comuns, especialmente aqui no Brasil, esse cenário é resultado especialmente de uma maior conscientização das pessoas para as pautas que envolvem sustentabilidade e meio ambiente. 

Além disso, as casas sustentáveis se destacam por oferecerem uma série de benefícios que diferem das residências tradicionais, e por isso, a cada dia que passa elas fazem parte de muitos projetos desenvolvidos por engenheiros e arquitetos, que são feitos a partir do desejo do cliente. 

Diante desse cenário, podemos afirmar que as casas sustentáveis deixaram de ser um diferencial e vem conquistando cada dia mais adeptos. 

No post de hoje, vamos entender melhor sobre isso e ficar por dentro do porquê projetos arquitetônicos sustentáveis são uma tendência no campo da arquitetura, confira!

 casas sustentáveis

O que são casas sustentáveis? 

Assim como o próprio nome já diz, as casas sustentáveis são construções que priorizam o meio ambiente em todas as suas especificidades, utilizando-se de técnicas e escolhas que minimizem os danos que geralmente acontecem em construções tradicionais. 

Desse modo, as construções sustentáveis possuem o objetivo de aproximar o homem do ambiente ao seu redor, buscando uma relação de respeito e cordialidade.

Por isso, em toda a elaboração do projeto são buscadas formas de preservar tanto o ambiente em volta, assim como também priorizar o uso de matéria prima biodegradável durante toda a construção. 

Além disso, as casas sustentáveis não deixam em nada a desejar quando o assunto é estética e funcionalidade da residência, já que esses são detalhes essenciais que deve conter em todo projeto. 

 casas sustentáveis

Quais são as características das casas sustentáveis?

Embora cada vez mais surjam projetos de casas sustentáveis, é importante lembrar que nem todos eles se encaixam nos critérios e normas que são estabelecidos para uma construção chegar a ser considerada 100% sustentável. 

Para tal, é preciso obter alguns certificados, entre eles podemos citar a certificação AQUA-HQE e do Green Building Council, sendo este último o selo de ouro. 

A seguir, vamos conhecer algumas características que devem constar em um projeto de casa sustentável. 

Pensar a localização da residência

Como sabemos, definir a localização da futura residência é um dos primeiros passos na hora de elaborar um projeto, e quando se trata de casas sustentáveis esse item deve ser pensado a partir de uma série de detalhes. 

Como regra geral, a residência não deve ser construída em áreas que são preservadas, além disso, é priorizado terrenos que sejam de fácil acesso aos serviços essenciais, evitando assim o uso excessivo de automóveis, por exemplo. 

Utilizar matéria prima biodegradável 

Outra característica essencial é o uso de matéria prima biodegradável, que além de evitar danos ao meio ambiente, proporciona uma série de benefícios que vão desde dos econômicos até a segurança da construção. 

Além disso, durante todo o processo de uso de matéria prima biodegradável é possível que  a geração de lixo e/ou entulhos sejam reduzidos significativamente, já que não será necessário realizar algumas etapas em virtude da dinâmica sustentável. 

Incidência solar no terreno

Durante a elaboração do projeto, também é importante pensar na incidência solar presente no terreno e como pode ser utilizada em cada ambiente.

Cada ambiente possui uma finalidade, portanto, é possível avaliar a necessidade da quantidade de luz necessária de acordo com as atividades desempenhadas em cada local específico. 

Portanto, locais com uma maior necessidade de luz, a disposição de mais janelas seria mais interessante, assim como locais que precisam ser mais arejados. 

Observando, assim, o que deseja fazer com cada ambiente, se é um local pensado para ser mais escuro ou claro, mais ou menos arejado. Dessa forma, é possível aproveitar a iluminação e ventilação natural, diminuindo o gasto de energia artificial.

Utilização de painéis solares

Outra maneira de consumir energia limpa, ou seja, que não causa danos ao meio ambiente, são os painéis de energia solar.

Diferente de outras fontes de energia, os painéis não geram emissão de poluentes, além disso, são um investimento a longo prazo, já que a partir deles é possível reduzir os custos gastos com energia elétrica. 

Os também conhecidos como painéis fotovoltaicos, além das vantagens já citadas, também demandam pouca manutenção, favorecendo ainda mais ao custo-benefício que ele agrega nas construções.

Desta forma, para desenvolver uma casa sustentável é necessário uma equipe especializada e que consiga desenvolver as demandas da família na residência. 

Por isso, a 123 Projetei tem ganhado destaque em projetos sustentáveis,  pois une o conhecimento, eficiência e o atendimento personalizado aos clientes, garantindo total satisfação.

Para mais informações a respeito desse assunto, entre em contato com um de nossos consultores através do Whatsapp

Equipe 123 Projetei

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.