Quais são as principais causas de atrasos em obras?

123 Projetei

16 de fevereiro de 2022

Os atrasos em obras são normalmente uma das coisas que mais incomodam quem pensa em construir, não apenas os clientes, mas os profissionais que planejam o cronograma da obra também já têm essa situação como uma das mais chatas e que em alguns casos, pode trazer problemas na comunicação e no andamento do projeto.
Quer saber como evitar os atrasos em obras de maneira efetiva e bastante simples? Continue com a leitura deste artigo e nunca mais passe por esse tipo de frustração na sua obra! Confira.

Contrate profissionais idôneos

A primeira etapa do andamento da obra acontece antes mesmo dela ocorrer. A contratação dos profissionais deve ser bastante consciente, portanto, pesquise e observe bem a reputação de cada um deles.

Conferir obras já realizadas pelo profissional, pedir feedback de ex clientes pode ser uma ótima estratégia para fugir de profissionais ruins e sem comprometimento.

Atenção aos fornecedores de materiais e evite atrasos em obras

Contratar fornecedores de materiais comprometidos é imprescindível, afinal, boa parte do atraso em obras acontece por conta do atraso na chegada dos materiais. Para isso, muitas vezes é interessante consultar o profissional que irá gerir a obra. Bons fornecedores não atrasam. 

Quando ocorrer um atraso, tenha sempre uma segunda opção e, se achar conveniente, cancele o pedido e o refaça com a opção 2.

Como evitar atrasos em obras

Os fatores climáticos podem atrapalhar

Um bom planejamento inclui também as condições climáticas, não há como dar continuidade em uma obra em terreno enlameado. 

Por isso, optar por construir em períodos de menor incidência de chuvas, organizar materiais em locais secos e longe de umidade, considerar os atrasos devido a problemas climáticos é imprescindível. Esteja atento a isso e não terá surpresas, apenas problemas já previstos e com potencial para serem minimizados.

Mudança no projeto

A mudança no projeto normalmente é realizada pelo cliente e alguns profissionais acabam cedendo. Contudo, essa atitude atrapalha diretamente no cumprimento do cronograma estabelecido. 

Dessa forma, se torna quase impossível que não ocorra atraso em obras mesmo bem encaminhadas. além do atraso, outro fator que merece destaque é que ao modificar o projeto já iniciado o valor da obra pode acabar ultrapassando o planejado.

Organização evita atrasos em obras

Limpeza e organização evita atrasos em obras

A limpeza e organização da obra deve ocorrer por meio de uma equipe específica, quando o gestor da obra ou o cliente abre mão disso, o cronograma pode ser comprometido, pois a mão de obra será deslocada para esse serviço, atrapalhando o andamento natural do projeto.

Contrate a 123 Projetei

Muitos projetos podem ser realizados de maneira virtual através de consultorias e reuniões on-line. 

Na 123 Projetei, os melhores profissionais da área da construção estão disponíveis para auxiliar obras, reformas e desenvolver o seu projeto com segurança e muito compromisso com o seu sonho.

Os problemas podem acontecer, mas alguns deles você já sabe como evitar, sabendo disso, não deixe de contratar a 123 Projetei para o seu projeto, sem dúvidas, você merece a maior empresa de projetos online do Brasil, entre em contato conosco através do link.

Equipe 123 Projetei

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.